26 DEZ 2025 | ATUALIZADO 17:15
ESTADO
20/03/2023 09:23
Atualizado
20/03/2023 09:24

Governo Federal vai enviar verba para incremento da estrutura de Segurança Pública do RN

A informação foi repassada pelo Ministro Flávio Dino, durante a entrevista coletiva na Escola de Governo, após desembarcar no estado, na noite deste domingo (19). O ministro garantiu apoio pleno do Governo Federal - uma determinação do presidente Lula - contra os ataques criminosos nos municípios do estado. A verba já foi disponibilizada pelo Ministério da Justiça e o valor deve ser anunciado já nesta segunda-feira (20), após a primeira reunião com as autoridades estaduais. Os dados atualizados da Sesed mostram que as ações têm dado resultado e que os ataques registrados até este domingo tiveram redução de 93%, com apenas 7 registrados.
Governo Federal vai enviar verba para incremento da estrutura de Segurança Pública do RN. A informação foi repassada pelo Ministro Flávio Dino, durante a entrevista coletiva na Escola de Governo, após desembarcar no estado, na noite deste domingo (19). O ministro garantiu apoio pleno do Governo Federal - uma determinação do presidente Lula - contra os ataques criminosos nos municípios do estado. A verba já foi disponibilizada pelo Ministério da Justiça e o valor deve ser anunciado já nesta segunda-feira (20), após a primeira reunião com as autoridades estaduais. Os dados atualizados da Sesed mostram que as ações têm dado resultado e que os ataques registrados até este domingo tiveram redução de 93%, com apenas 7 registrados.
FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministro da Justiça, Flávio Dino, desembarcou na Base Aérea de Natal por volta das 21h deste domingo (19) e foi recebido pela governadora Fátima Bezerra, além de outras autoridades políticas e da Segurança Pública.

Durante a entrevista coletiva na Escola de Governo, o ministro garantiu apoio pleno do Governo Federal - uma determinação do presidente Lula - contra os ataques criminosos nos municípios do estado.

O ministro destacou a redução nos números de ocorrências, o que foi conseguido com forte presença das forças de segurança na garantia da segurança à população. Segundo ele, não há limite para o apoio do Governo Federal ao RN, até que a situação esteja completamente controlada.

Durante a coletiva, o ministro anunciou que o Governo Federal deve fazer o envio imediato de verbas já disponibilizadas pelo Ministério da Justiça para o incremento da estrutura de Segurança Pública do RN. O valor deve ser anunciado já nesta segunda-feira (20), após a primeira reunião com as autoridades estaduais.

Flávio Dino agradeceu o empenho de todos os policiais estaduais e federais, e lembrou que além de um enfrentamento na segurança urbana, o estado lida ainda com a guerra midiática das "fake news", o que também será investigado.

O ministro ressaltou ainda que o pedido da medida da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com eventual atuação das Forças Armadas, é uma decisão técnica, que não será vista de forma dogmática. E só seria solicitada pela governadora caso houvesse um colapso total das forças de segurança estaduais e federais, o que por enquanto não acontece, comprovado pelo número decrescente de ocorrências.


BALANÇO DAS AÇÕES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS ATÉ 07h00 DO DIA 20/03/2023

135 suspeitos presos* (sendo 3 adolescentes, 14 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 tornozelado com grande quantidade de drogas)

38 armas de fogo apreendidas

5 simulacros de arma de fogo apreendidos

106 artefatos explosivos apreendidos

28 galões de combustíveis apreendidos

14 motos apreendidas

2 carros apreendidos

Dinheiro apreendido

Drogas apreendidas

Munições apreendidas

Produtos de furto recuperados

*Dos 135 suspeitos presos, 18 foram na Operação Normandia


REDUÇÃO NO NÚMERO DE ATAQUES CRIMINOSOS NO RN CHEGA A 93%

• Terça-feira (14): 105 ataques

• Quarta-feira (15): 68 ataques

• Quinta-feira (16): 57 ataques

• Sexta-feira (17): 29 ataques

• Sábado (18): 18 ataques

• Domingo (19): 7 ataques


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário