29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
Cezar Alves
13/08/2020 19:05
Atualizado
13/08/2020 22:47

Areia Branca: Toninho é nome da oposição contra o batalhão online de Iraneide

Toninho Sousa foi candidato em 2016, tendo perdido a campanha por poucos votos para Iraneide Rebouças, que não conseguiu fazer uma boa gestão, em especial na saúde, tendo ocorrido 49 óbitos por covid19, exatamente por falta de ações práticas no início da pandemia por parte da atual gestão, impulsionando assim o nome de Toninho Souza a enfrenta-la novamente.
Toninho Souza é o nome escolhido pela oposição para enfrentar o batalhão online da prefeita Iraneide Rebouças, em Areia Branca
Fotos: Ascom e Jailton Rodrigues

A batalha online e nas ruas pela Prefeitura Municipal de Areia Branca-RN, que tem 2,7 mil habitantes e está distante cerca de 40km de Mossoró-RN, começou oficialmente.

Pelo lado da situação, o nome da prefeita Iraneide Rebouças é natural. É candidata à reeleição e governa estrategicamente, pelo menos acredita nisto, para vencer o pleito.

A atual prefeita da cidade chegou ao cargo com uma diferença de apenas 1,83% dos votos válidos para o segundo colocado, no caso Toninho Souza (PSB).

E Toninho Souza é o nome escolhido pela oposição, que tem na liderança o deputado estadual Souza, para enfrentar o batalhão online e nas ruas da atual prefeita Iraneide Rebouças.

Toninho lançou sua pré-candidatura segunda-feira, dia 10, em transmissão ao vivo pelo Instagram @ToninhoSouzaAB. Chegou 2020 com o nome fortalecido por várias razões.

A primeira dela é que em 2016, ele obteve 8.069 votos, o equivalente a 46,33% do total, uma diferença em números absolutos de apenas 319 eleitores em relação a Iraneide.

O segundo fator que fortalece a candidatura de Toninho Souza é a tragédia que atual gestora Iraneide Rebouças deixou ocorrer quando não investiu para conter o novo coronavírus.

Com 27,7 mil habitantes, o município registrou o absurdo de 49 óbitos, o que equivale a 176,4 mortes por 100 mil habitantes, ostenta o pior quadro no Nordeste, o quarto no país.

Para o grupo de oposição, os números extremamente negativos são consequências da ausência de ações práticas para conter o avanço no vírus logo nos primeiros casos.

Registram que apenas quando já estava na vigésima morte, Iraneide Rebouças comentou o caso, distribuindo responsabilidade a proximidade com o Ceará, Porto Ilha, Salinas e Eólicas.

Medidas realmente efetivas só foram tomadas depois que mais de 30 pessoas morreram. A população não foi orientada de como se proteger e de como não transmitir a doença.

Para os aliados de Souza, o número muito alto de mortes é apenas uma das consequências da retenção dos recursos da saúde, que não foram investidos, algo em torno de R$ 11 milhões.

Com a estrutura precária, associado a ausência de medidas fortes e em tempo para conter o avanço do novo coronavirus, o número de mortes disparou em Areia Branca.

A oposição tem na memória do período que Souza, que hoje é deputado, estava como prefeito de Areia Branca. Entre os investimentos, está a ampliação do Hospital Sara Kubitscheck.

Também foi na gestão de Souza que Areia Branca ganhou o Centro Municipal de Educação Infantil Luiz Breno e foram feitas mais 700 casas para famílias de baixa renda.

Em resposta, o batalhão virtual que serve a prefeita Iraneide Rebouças mostra que a gestora asfaltou ruas, mandou pintar o muro do estádio e dizem que ela combater o novo coronavirus.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário