29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
ANNA PAULA BRITO
03/07/2020 09:23
Atualizado
03/07/2020 09:23

Comitê do Nordeste diz que não entende critérios usados para flexibilização no RN

Nesta quinta-feira (2) o Comitê Científico do Consórcio Nordeste lembrou que o RN apresentou crescimento de casos da ordem de 71% em 14 dias e que a taxa de ocupação de leitos de UTI segue próxima a 100%; diz que não entende quais critérios foram usados para justificar a reabertura das atividades econômicas no Estado; O comitê também voltou a sugerir que Natal e Mossoró adotem medidas mais rígidas de isolamento.
FOTO: REPRODUÇÃO

Nesta quinta-feira (2) o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste (C4) divulgou um novo boletim sobre os dados da Covid-19.

No documento os cientistas disseram não entender os critérios adotados pelo Comitê Científico do Rio Grande do Norte, apoiado pelo Governo do Estado, para justificar a reabertura, mesmo que gradual, das atividades econômicas no Estado.

Atualmente, não há representante do RN em meio ao cientista que compõem o C4, fato que, segundo eles, dificulta o diálogo com o estado.

“Infelizmente a contínua ausência de um representante oficial do Rio Grande do Norte no nosso Comitê eliminou a comunicação direta do C4 com o governo do estado potiguar, algo que lamentamos profundamente. De qualquer maneira, com um crescimento de casos da ordem de 71% em 14 dias, taxa de ocupação de leitos de UTI no máximo (100%) ou próximo disso, este comitê não consegue entender quais critérios epidemiológicos e clínicos têm sido usados pelo comitê científico local, apoiado pelo governo estadual, bem como a prefeitura de Natal, para justificar uma reabertura, mesmo que gradual, de lojas e outras atividades econômicas na capital do Estado”, disse.

O C4 cita o estado do Texas, nos Estados Unidos, para exemplificar os problemas que podem ser acarretados por qualquer relaxamento prematuro do isolamento social em cidades que ainda não controlaram a pandemia, como é o caso de Natal e também Mossoró.

“No caso específico de Natal, a ocorrência de um fluxo de casos graves, provenientes do interior do estado, pode gerar um colapso completo do sistema hospitalar da cidade”.

Embora o Fator de Reprodução (Rt) do vírus em Natal tenha sofrido uma queda, ele ainda é superior a 1. Enquanto isso valores bem mais altos e preocupantes de Rt podem ser encontrados na região metropolitana (Parnamirim, 1.56, Macaíba, 1.86, São Gonçalo, 1.71), na região oeste (Mossoró, 1.38, Apodi, 1.47) e sul (Caicó, 2.37) do estado.

Diante dos dados, o Comitê recomendou uma reversão completa do plano de flexibilização no Estado, a fim de evitar que a situação do RN se agrave consideravelmente.

Também voltou a recomendar que o governo, bem como as prefeitura de Natal e Mossoró, adotem imediatamente medidas mais rígidas de isolamento social, visto que estas ainda estão longe do controle da doença.

“Com ocupação máxima de leitos de UTI em Natal e Mossoró (e provavelmente em outras cidades cujos dados não chegaram a este comitê) por várias semanas, não é concebível que qualquer tipo de afrouxamento do isolamento seja sequer considerado, muito menos implementado. Ao invés, este comitê continua defendendo de forma inequívoca que medidas mais rígidas de isolamento social e testagem e rastreamento de contatos de pacientes infectados, que deveriam ter sido iniciadas semanas atrás, como sugerido repetidamente por este comitê, sejam postas em prática imediatamente”, disse.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário