Chuvas na Chapada do Apodi aumentam em 60 centímetros nível do Rio Mossoró
Defesa Civil Municipal orienta moradores ribeirinhos a procurarem locais seguros para ficar, pois há risco da água invadir mais casas na região próxima ao rio.
Cedida
Com as chuvas, de cerca de 100 milímetros, registradas nesta terça-feira, 24, na Chapada do Apodi, nos municípios de Apodi e Felipe Guerra, açudes sangraram e trouxeram água para o Rio Mossoró. Devido a isso, as águas avançaram cerca de 60 centímetros do leito do rio durante a madrugada de hoje, o maior volume registrado neste inverno. A informação é da Defesa Civil Municipal, que continua monitorando as áreas ribeirinhas que sofrem com enchentes.
Por conta desse aumento do nível do rio, a água acabou jorrando para a rua, no Centro de Mossoró. Moradores registraram a situação em fotos e vídeos. A última enchente ocorrida em Mossoró foi no ano de 2008.
O coordenador da Defesa Civil, Osnildo Morais, explica que o aumento do nível do Rio Mossoró já era esperado para esta quarta-feira (25). Ele acrescenta que o nível já começou a baixar, sendo cerca de 20 centímetros no município de Governador Dix-Sept Rosado.
Mesmo sem chamadas emergenciais, equipes da Defesa Civil visitaram áreas ribeirinhas nesta manhã, alertando os moradores sobre o transbordamento das águas e o avanço do leito Rio Mossoró. "Estamos orientando essas famílias, se puderem, a se alojarem em outros locais, pois há risco de desalojamentos caso o rio continue a avançar", alerta Osnildo Morais.
Vídeo no Rio Mossoró no Centro da cidade - enviado por Cláudio Palheta