O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, afirmou em audiência pública nesta quarta-feira (23), que em setembro entregará o projeto do ramal do Apodi, que faz parte do eixo norte da Transposição do Rio São Francisco.
Segundo planilha apresentada pelo ministro, obra do ramal do Apodi tem valor estimado em R$ 2.169.157.160,94 (data base março de 2014). Atualmente não há previsão orçamentária para continuidade do processo.
Helder Barbalho informou que pediu R$ 370 milhões para iniciar as obras do ramal do Apodi. "Precisamos do apoio da comissão", disse.
O eixo norte da Transposição engloba os estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, a partir do reservatório Caiçará, localizado no município de São José de Piranhas, na PB, e segue em direção ao RN, através do ramal do Apodi.
A extensão é de 115,5 km (tem início na estrutra de Controle do reservatório de Caiçara e entrega no Açude Público Angicos, bacia do rio Apodi.
De acordo com Barbalho, ainda em janeiro, as águas chegarão em Jati, no Ceará.
A audiência é comandada pela senadora potiguar Fátima Bezerra, que presidente a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.
Participam da audiência, a deputada estadual Zenaide Maia, Larisa Rosado; o deputado federal Beto Rosado; a vereadora Sandra Rosado, além de deputados e senadores de outros estados nodestinos.