24 DEZ 2025 | ATUALIZADO 10:56
MOSSORÓ
Da redação
07/07/2017 10:29
Atualizado
14/12/2018 08:00

UFERSA repudia trotes violentos e instala comissão para apurar o ocorrido e tomar medidas regimentais

Nota da instituição cita bons exemplos do Campus de Angicos, que fez "trote" arrecadando R$ 650,00 para reformar a sede do Destacamento da PM, e de Em Pau dos Ferros, que fez doação de sangue
A reitoria da Universidade Federal Rural do Semi Árido informa, em nota (segue abaixo), que repudia qualquer atos de violência, constrangimento e coação praticados contra membros da comunidade universitária, especialmente relacionado a “trotes”.

Veja mais
Estudantes da UFERSA embriagam adolescente em trote e três terminam autuados em flagrante

Universitários presos negam que tenham embriagado jovem até ela entrar em coma alcoólico durante trote
 
Em relação a adolescente que entrou em coma alcoólico e aos três estudantes que foram conduzidos pela PM e autuados pela Policia Civil, a universidade informou: “instalamos imediatamente uma Comissão própria para apurar o ocorrido e tomar as medidas regimentais cabíveis, de acordo com a Resolução CONSUNI/UFERSA Nº. 004/2010”.

O quadro de coma da adolescente revoltou os enfermeiros, médicos e assistentes sociais da Unidade de Pronto Atendimento do Alto São Manoel. Inclusive os profissionais de saúde da únidade procuraram o delegado José Vieira, da 1a DP, pedindo providências.

O delegado José Vieira disse que a princípio, está indiciando apenas os três, mas com certeza ao estender as investigações serão indiciados outros estudantes que também participaram da compra e incentivo ao consumo de alcool não só pela adolescente que entrou em coma, mas também por outros jovens estudantes que estão ingressando na universidade.

Vieira relatou que dos três jovens autuados, dois admitiram em depoimento que foram ao supermercado comprar a bebida e que o terceiro admitiu que incentivou a "brincadeira" ou "trote". Em qualquer das situações, os três terminaram enquadrados no Art. 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente. "Eles não precisavam colocar a bebida na boca da adolescente para serem enquadrados", explica o delegado José Vieira.

Ainda conforme o delegado, a situação constrangedora de "trotes" em anos anteriores já havia sido conversado com a reitoria da UFERSA e que existe normas internas que os estudantes deveriam se preocupar quando fossem planejar este tipo de "recepção" aos novados. Lembra que existe outras formas de "trotear" os novatos, como incentivar ações solidárias, por exemplo.

Na Nota divulgada pela UFERSA, inclusive, fala no trote dos alunos de Angicos, que arrecadaram dinheiro para reformar a sede da Policia Militar. Em Pau dos Ferros teve doação de alimentos (300 quilos) e doação de sangue. 

Já com relação a jovem que entrou em coma alcoólico, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), destinou equipes de psicólogo e assistente sociais para prestar toda a assistência necessária a todos os alunos envolvidos, bem como para prestar as informações necessárias à investigação policial.

 
Segue a nota
 

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) vem a público informar que repudia quaisquer atos de violência, constrangimento e coação praticados contra membros da comunidade universitária, especialmente os relacionados aos “trotes” aplicados aos ingressantes.
 
Por entender a importância do momento de ingresso no Ensino Superior para o aluno e seus familiares, a Reitoria se manifesta contrária ao episódio ocorrido na quinta-feira, dia 06 de julho de 2017, em frente à Instituição.
 
Informamos que a administração, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), está acompanhando o caso desde o ocorrido disponibilizando equipe de profissionais, psicólogos e assistentes sociais, para prestar toda a assistência aos alunos envolvidos no caso, bem como as informações necessárias à investigação policial.
 
Concomitantemente, instalamos imediatamente uma Comissão própria para apurar o ocorrido e tomar as medidas regimentais cabíveis, de acordo com a Resolução CONSUNI/UFERSA Nº. 004/2010.
 
A Universidade vem estimulando e realizando campanhas para que os alunos busquem realizar trotes solidários e sadios, que respeitem valores humanos e acadêmicos.
 
Como exemplo, na mesma quinta-feira, foi realizado, pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), um trote solidário pelos alunos do Campus Angicos, no qual arrecadaram na cidade R$ 650,00 para a reforma do prédio da 2ª Companhia de Polícia de Angicos.
 
Já o Campus Pau dos Ferros realiza todo semestre gincana de acolhimento para doação de sangue e arrecadação de alimentos. Foram arrecadados 300kg de alimentos na última ação.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário