A passagem da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), por Mossoró, apesar de rápida, deixou algumas boas impressões. A maior autoridade do Judiciário brasileiro demonstrou uma simplicidade que não é peculiar entre representantes dos nossos Poderes.
Ao desembarcar no Aeroporto Dix-sept Rosado, Cármen se deslocou para o Presídio Federal em um veículo tipo Sedan Médio, um Ford Focus, o mais simples entre os carros que acompanhavam a ministra no comboio.
(Foto: Valéria Lima/MH)
Após visitar as instalações do Presídio Federal, Cármen Lúcia conversou rapidamente com a imprensa, não por desejo de sua assessoria, que informou aos repórteres que ela só concederia entrevistas em Natal. A ministra não se furtou a responder os questionamentos que lhe foram feitos.
Na sequência, Cármen, que também preside o Conselho Nacional de Justiça, foi solícita com os servidores do Presídio que desejavam uma foto com a magistrada. Sorridente, posou para os registros pacientemente.
Os hábitos simples da nova presidente do STF já foram destacados pela imprensa nacional: ela é a única integrante do Supremo que dispensa carro oficial e motorista particular, evita grandes aparatos de segurança e não costuma circular nos badalados jantares oferecidos por magistrados e advogados em Brasília.
Sua discrição é elogiada e elogiável. Nos bastidores da Corte, a ministra ainda se movimenta para cortar gastos administrativos no tribunal. Seu biênio à frente do Supremo promete ser histórico. Aguardemos.