Projeto foi desenvolvido por estudantes do IFRN de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, que irão representar o Brasil na Romênia em 2017.
Divulgação
Dois estudantes do IFRN, campus de Pau dos Ferros, foram premiados com medalhas de platina, após desenvolverem um protótipo que identifica com precisão e rapidez, focos do mosquito Aedes aegypti.
A premiação aconteceu em Santa Catarina, onde está acontecendo a Infomatrix Brasil, concurso brasileiro de projetos científicos e tecnológicos.
O projeto, coordenado pelo professor Bonfim Aquino, consiste em um sistema eletrônico para aquisição de imagens em infravermelho, que identifica e realiza a contagem de ovos do mosquito Aedes aegypti.
O trabalho pode contribuir positivamente em ações contra a proliferação do mosquito, colaborando para que as informações sobre os focos do vetor sejam rapidamente e melhor identificadas.
Devido ao protótipo, Jilcimar da Silva Fernandes e Larisse Gabriela Ferreira da Silva foram premiados mais alta categoria do concurso e irão representar o Brasil na Infomatrix Mundial, que irá acontecer no próximo ano na Romênia.
O Campus Pau dos Ferros do IFRN ainda recebeu certificação outorgada pela Sociedade Latino Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada (Solacyt) como instituição finalista do Infomatrix Brasil 2016.