O que era para ser um encontro com a presença dos cinco candidatos a prefeito se transformou em um debate acalorado. Na manhã deste domingo, 21, a Associação dos Panificadores de Mossoró (APASMO) reuniu Francisco José Júnior (PSD), Gutemberg Dias (PCdoB), Josué Moreira (PSDC), Tião Couto (PSDB) e Rosalba Ciarlini (PP) para, inicialmente, oportunizar a exposição de ideias de cada um sobre o setor da panificação, mas o tema das discussões foi além.
Cada candidato teve três minutos para fazer suas considerações iniciais, depois mais três minutos para responder uma pergunta de um representante do setor da panificação, e ainda cinco minutos para as considerações finais.
Durante praticamente todo o evento, Rosalba e Francisco José Júnior polarizaram as discussões, mas o clima esquentou quando o prefeito respondeu a críticas feitas por Rosalba sobre saúde, lembrando que a ex-governadora, médica pediatra concursada do Estado, preferiu ser lotada no Hospital Rafael Fernandes, que não possui pediatria, após deixar a chefia do Poder Executivo do RN, em janeiro de 2015.
“O Hospital Tarcísio Maia está precisando de pediatra, Rosalba poderia ter ido para lá. Ela também teve a oportunidade de resolver o problema da oncologia, quando poderia ter implementado o Plus no pagamento dos serviços em Mossoró, mas não o fez, optando por Caicó e Natal. Rosalba poderia ter ampliado o número de UTIs no Tarcísio Maia, mas não o fez, e agora aparece como salvadora da pátria”, destacou Francisco José Júnior, arrancando aplausos do público presente.
A ex-governadora, sentindo-se ofendida com os pontos relembrados pelo prefeito, pediu direito de resposta, concedido pela direção do encontro. Em sua fala, Rosalba disse que se orgulha da profissão que escolheu e afirmou já ter atendido o filho de Francisco José Júnior, informação depois desmentida pelo próprio prefeito em vídeo publicado nas redes sociais. “Não condiz com a verdade, ela nunca atendeu nenhum filho meu”, frisou o prefeito.
Propostas
A única proposta concreta apresentada no encontro da Apasmo partiu de Francisco José Júnior. O candidato do PSD anunciou o projeto "Pão da Vida", iniciativa que distribuirá para famílias carentes da cidade cerca de 120 mil pães por mês.
"A cada sexta-feira, as famílias receberão seis pães e um litro de leite. O projeto será executado numa parceria entre as secretarias do Desenvolvimento Social e Juventude e Educação. Os recursos para essa iniciativa que beneficiará quem mais precisa já existem. Será um investimento anual de R$ 1,5 milhão, que trará benefícios também para o setor da panificação", detalhou o prefeito e candidato à reeleição.