05 DEZ 2025 | ATUALIZADO 10:37
ESTADO
Cezar Alves
25/11/2025 18:44
Atualizado
25/11/2025 18:47

CLC ganha licitação para duplicar o trecho da BR 304 Mossoró/Assu

A duplicação da BR 304 era pauta de cobrança da população do Oeste do Rio Grande do Norte há pelo menos duas décadas, foi destravada pelo então senador Jean Paul Prates, em 2019. Neste dia 25 de novembro de 2025, foi concluído a licitação do primeiro dos quatro lotes, saindo vencedora Construtora Luiz Costa (CLC), com proposta de 367 milhões para duplicar 57,6 km da rodovia federal entre Mossoró e o entroncamento com a RN 233, em Assu. A CLC tem oubras em andamento atualmente em 16 estados do Brasil
A duplicação da BR 304 era pauta de cobrança da população do Oeste do Rio Grande do Norte há pelo menos duas décadas, foi destravada pelo então senador Jean Paul Prates, em 2019. Neste dia 25 de novembro de 2025, foi concluído a licitação do primeiro dos quatro lotes, saindo vencedora Construtora Luiz Costa (CLC), com proposta de 367 milhões para duplicar 57,6 km da rodovia federal entre Mossoró e o entroncamento com a RN 233, em Assu. A CLC tem oubras em andamento atualmente em 16 estados do Brasil
Foto: Pedro Cezar

A Construtora Luiz Costa (CLC), sediada em Mossoró, foi a vencedora da licitação, com proposta de 367 milhões, para duplicar o trecho de 57,6 quilômetros da BR 304, trecho entre Mossoró-RN e Assu-RN. Os trabalhos ainda não têm data definida para começarem.

A licitação foi realizada pelo Ministério dos Transportes e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília. A duplicação da BR 304 está ganhando forma graças ao trabalho realizado pelo então senador Jean Paul Prates, no ano de 2019.

Naquela época, o então senador Jean Paul Prates, como membro da comissão de orçamento, propôs incluir a duplicação da BR 304 no Plano de Investimento do Governo Federal, porém outros técnicos fizeram oposição, dizendo que a BR 304 era doméstica.

Jean Paul Prates buscou apoio o no Congresso, argumentando que a BR interliga as principais capitais do Nordeste, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza. Vencida esta batalha, veio a segunda: inserir os recursos para tocar a obra no Orçamento Geral da União.


Jean Paul Prates até conseguiu, mas o então presidente Jair Messias Bolsonaro, que hoje está preso, retirou os recursos do OGU. Entretanto, ele perdeu a eleição para Luiz Inácio Lula da Silva, que, por sua vez, atendeu ao pedido da governadora Fátima Bezerra, e recolocou a duplicação da BR 304 entre as outras prioritárias do Rio Grande do Norte.

Além de plantar a semente, Jean Paul Prates sugeriu que a duplicação da BR 304 fosse dividida em quatro lotes, sendo que o trabalho começasse por Mossoró. O Lote que a CLC venceu, com proposta de 367 milhões, foi o 1B, de Mossoró ao entroncamento da RN-233, em Assu.

Além do Lote 1B (Mossoró-Açu), a primeira fase da duplicação conta também com o Lote 2D, que liga o entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara (Macaíba), ao município de Riachuelo. Com relação a este lote, o DNIT não fez a licitação e nem informou quando faria.

A perspectiva é que as obras no primeiro lote, que integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC, do Governo Federal), tenham um prazo de conclusão estimado entre um ano e meio e dois anos, a partir do momento da assinatura da ordem de serviço.

A duplicação da BR 304 é um pleito de décadas da população do Rio Grande do Norte, que, com a primeira licitação concluída, dá seu primeiro grande passo para se concretizar.


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