A Construtora Luiz Costa (CLC), sediada em Mossoró, foi a vencedora da licitação, com proposta de 367 milhões, para duplicar o trecho de 57,6 quilômetros da BR 304, trecho entre Mossoró-RN e Assu-RN. Os trabalhos ainda não têm data definida para começarem.
A licitação foi realizada pelo Ministério dos Transportes e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília. A duplicação da BR 304 está ganhando forma graças ao trabalho realizado pelo então senador Jean Paul Prates, no ano de 2019.
Naquela época, o então senador Jean Paul Prates, como membro da comissão de orçamento, propôs incluir a duplicação da BR 304 no Plano de Investimento do Governo Federal, porém outros técnicos fizeram oposição, dizendo que a BR 304 era doméstica.
Jean Paul Prates buscou apoio o no Congresso, argumentando que a BR interliga as principais capitais do Nordeste, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza. Vencida esta batalha, veio a segunda: inserir os recursos para tocar a obra no Orçamento Geral da União.
Jean Paul Prates até conseguiu, mas o então presidente Jair Messias Bolsonaro, que hoje está preso, retirou os recursos do OGU. Entretanto, ele perdeu a eleição para Luiz Inácio Lula da Silva, que, por sua vez, atendeu ao pedido da governadora Fátima Bezerra, e recolocou a duplicação da BR 304 entre as outras prioritárias do Rio Grande do Norte.
Além de plantar a semente, Jean Paul Prates sugeriu que a duplicação da BR 304 fosse dividida em quatro lotes, sendo que o trabalho começasse por Mossoró. O Lote que a CLC venceu, com proposta de 367 milhões, foi o 1B, de Mossoró ao entroncamento da RN-233, em Assu.
Além do Lote 1B (Mossoró-Açu), a primeira fase da duplicação conta também com o Lote 2D, que liga o entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara (Macaíba), ao município de Riachuelo. Com relação a este lote, o DNIT não fez a licitação e nem informou quando faria.
A perspectiva é que as obras no primeiro lote, que integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC, do Governo Federal), tenham um prazo de conclusão estimado entre um ano e meio e dois anos, a partir do momento da assinatura da ordem de serviço.
A duplicação da BR 304 é um pleito de décadas da população do Rio Grande do Norte, que, com a primeira licitação concluída, dá seu primeiro grande passo para se concretizar.