A governadora Fátima Bezerra assinou na tarde esta quinta-feira (25), a ordem de serviço para a construção do novo Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) de Mossoró. O edital de licitação da obra, orçada em R$ 16 milhões, foi lançado em julho. A assinatura aconteceu no terreno onde será construída a unidade, na Avenida Rio Branco, bairro Santo Antônio.
De acordo com Secretaria de Educação Socorro Batista, o IERN de Mossoró será o 7º inaugurado no estado, sendo que 3 unidades serão federalizadas, são os IERN'S de Umarizal, Touros e São Miguel.
"Hoje a governadora da ordem de serviço para o 7º IERN em Mossoró e inaugura o 6º que é a unidade de Areia Branca. Mossoró é uma das regiões onde nós temos mais investimentos na educação, com reforma das escolas Elizeu Viana e a escola Hermógenes Nogueira. Se nada tivéssemos feito somente a obra do IERN representaria um grande feito, porque o IERN não é só uma escola profissionalizante, ele é um intitulo estadual de educação, ciência e tecnologia, o IERN vai poder fazer extensão, desenvolver pesquisas, e formação média integrada a formação profissional", destacou a secretária.
A unidade do IERN de Mossoró levará o nome do Professor da Uern Felipe Caetano, em homenagem a sua luta e seu legado pela educação de Mossoró e região. O prazo de conclusão do IERN é até o final de 2026, anunciou a governadora.
“O IERN de Mossoró é um compromisso que nós havíamos assumido, um investimento para todo sempre, só na unidade do IERN de Mossoró vamos investir $12 milhões, isso quando se somam os equipamentos fica algo em torno de $16 milhões, mas o importante é o papel que que essa escola vai ter, esse chão que estamos pisando vai se tornar uma escola técnica que vai renovar a esperança da juventude de Mossoró. Uma escola com esse perfil, prepara o jovem para o mercado de trabalho”, afirmou a governadora.
O IERN de Mossoró representa um avanço estratégico para a educação e o desenvolvimento da região e vem atender a uma demanda histórica, ampliando o acesso dos estudantes do interior à educação profissional e tecnológica sem a necessidade de deslocamento para outras regiões. Além disso, a unidade vai atender alunos da região Oeste da cidade, que ainda não possuem escola técnica.