O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, formou nesta segunda-feira (22), mais uma turma do Programa Jovem do Futuro. A primeira turma de 2025, com 1.435 alunos, já consolida como o programa maior programa de qualificação da juventude do Rio Grande do Norte.
A formatura aconteceu no Thermas Hall, que recebeu cerca 2.500 pessoas, entre estudantes, familiares e autoridades. Na ocasião, o prefeito Allyson Bezerra anunciou a criação do Fundo Municipal da Juventude, em parceria com a Câmara Municipal, para financiar o programa.
Segundo o prefeito Allyson Bezerra, com a criação deste fundo municipal da juventude, por sugestão do vereador Thiago Marques, com apoio do presidente da Câmara Genilson Alves, será possível receber recursos de emendas parlamentares para apoiar a juventude.
‘’São mais jovens qualificados no mercado de trabalho. A Prefeitura está formando jovens que passaram por cursos de cidadania, cursos profissionalizantes e agora estão preparados para o mercado de trabalho, isso é oportunidade para a nossa juventude’’, destacou o gestor.
Durante o curso, os estudantes começam acompanhando palestras, aos sábados, sobre seus direitos e deveres. Em seguida, passam por um processo de triagem, onde escolhem o curso que quer fazer, sendo que a maioria escolheu na área de tecnologia.
Para o coronel Walmare Costa, secretário municipal de Segurança, o Programa Jovem do Futuro é muito mais do que formação profissional. É um caminho primoroso para o jovem seguir e não entrar no mundo do crime. É o primeiro passo do jovem do futuro.
A Secretaria de Assistência Social, Shirley Targino, destacou que esta já é a terceira turma de jovens formada pelo Programa Jovem do Futuro. São mais de 1.400 jovens, que receberam conhecimentos, ensinamentos que poderão transformar suas vidas.
No próximo sábado, dia 27, o prefeito Allyson Bezerra disse que acontecerá a aula inaugural da nova turma do Jovem do Futuro com mais 1.750 alunos. O gestor observa que no início, podiam se inscrever jovens de até 17 anos e 11 meses. Até é permitido até 21 anos.
Uma vez inscrito e aprovado para ingressar no Programa Jovem do Futuro, o estudante, seja ele da rede municipal de ensino ou da rede estadual de ensino, recebe uma bolsa de R$ 350 durante os quatro meses de formação, além de material didático e fardamento.
A reitora Cicília Maia, da UERN, destacou a parceria da instituição de ensino superior de Mossoró no processo de formação dos jovens. Ela afirmou que são futuros alunos das universidades e analisa o programa como muito importante e promissor.