A Prefeitura de Mossoró realizará a entrega da UBS Francisca Maria Soares da Costa, na comunidade Boa Fé, na zona rural do município, nesta quinta-feira (4), às 17h. A obra faz parte do programa “Mossoró Realiza” que conta, ao todo, com a construção de 15 UBSs, sendo 12 na zona rural e 3 na zona urbana. Esta será a 4ª unidade, das 12 previstas para zona rural.
Já foram entregues as unidades das comunidades de Hipólito, Cordão de Sombra e Mulunguzinho. A iniciativa reforça o compromisso da gestão na fortalecimento da rede de saúde com mais um equipamento, ampliando o acesso da população aos serviços públicos.
Um equipamento moderno e seguro, acessível a todas as pessoas. Uma UBS completa, totalmente equipada, pronta para atender aos usuários de toda a região com uma equipe de servidores qualificados.
Com área construída de 99,17 m², a unidade é composta por consultório odontológico, consultório médico, sala de procedimentos, DML (Depósito de Material de Limpeza), banheiros acessíveis, abrigo de resíduos comuns e abrigo de resíduos contaminados.
A UBS é a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento primário e integral de saúde à população, incluindo promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
A unidade tem como proposta cuidar do indivíduo, da família e da comunidade, com ações que abrangem a saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, além de atenção odontológica, vacinação e distribuição de medicamentos. A unidade descentraliza o atendimento de saúde, aproximando os serviços da população e desafogando os hospitais ao resolver a maioria dos problemas de saúde na atenção primária.