A campanha de vacinação antirrábica em Mossoró seguirá neste sábado (23) em diversos bairros da zona urbana do município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a imunização para cães e gatos ocorrerá em pontos espalhados pelas regiões da cidade.
A Secretaria de Saúde de Mossoró vai disponibilizar mais três locais de vacinação. São eles: Escola Municipal Celina Guimarães Viana (Barrocas), Praça do Livro (Santo Antônio) e Praça da UPA (Alto de São Manoel).
A Coordenação de Saúde e Bem-estar Animal orienta que a vacina é voltada para cães e gatos a partir dos três meses, inclusive aqueles que já foram vacinados no ano passado. Os tutores devem ficar atentos aos animais prenhes, enfermos e em tratamento de saúde, comunicando às equipes sobre a situação. Além disso, em caso de animal bravio, a orientação é que o tutor leve o pet com a focinheira no ato da vacinação.
“A vacinação anual de cães e gatos é a principal forma de prevenção e uma medida essencial para proteger a saúde dos animais e de toda a comunidade. Convidamos a população a participar da campanha vacinando seus cães e gatos", diz a responsável técnica pelo CMV da UnP Mossoró, Lívia Gomes.
A raiva é uma doença grave, que pode afetar animais e humanos, e a vacinação é a principal forma de prevenção. A iniciativa reforça a importância dos cuidados com a saúde animal e a proteção da população.