Nordeste, Brasil – Uma grande ofensiva de segurança pública, denominada Operação Nordeste Integrado, foi deflagrada nesta quinta-feira (7) em oito estados da região, com destaque para as divisas do Rio Grande do Norte com o Estado do Ceará.
A ação conjunta mobiliza mais de 5.903 agentes para combater o avanço de organizações criminosas interestaduais, com o cumprimento de 510 mandados de prisão e de busca e apreensão. O trabalho está sendo realizado desde as primeiras horas desta quinta-feira.
Na região Oeste do Rio Grande do Norte, dois pontos são críticos, quando se trata de confronto de facções pela exclusividade do tráfico de drogas. Na região entre Apodi-RN e Taboleiro do Norte-CE, já existe há vários anos uma guerra declarada, com várias mortes dos dois lados.
O outro ponto crítico, é entre os municípios de Tibau-RN e Icapui-CE. Esta divisa é marcada por crimes violentos entre facções criminosas, com mortes tanto em território do RN como em território do Estado do Ceará. Há poucos dias ocorreu homicídio na Maísa.
A operação, que envolve policiais militares, civis, bombeiros e equipes de inteligência, está sendo realizada simultaneamente no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe, com orientação específica contra o crime organizado.
As diligências estão focadas nas divisas dos estados participantes e têm duração de dois dias, buscando o cumprimento dos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão. No decorrer do trabalho, as secretárias de segurança prometem atualizar a população, através da imprensa, sobre o andamento do trabalho dos policiais contra os criminosos.
No escopo do Programa Juntos pela Segurança, a Operação Nordeste Integrado tem como principal objetivo reduzir a criminalidade nas áreas de fronteira estadual. O foco é combater crimes como homicídios, tráfico de entorpecentes e armas, roubos e furtos de veículos e cargas, e assaltos.
As ações são resultados de análises prévias de manchas criminais, garantindo uma maior efetividade nas áreas mais vulneráveis e demonstrando um compromisso com o fortalecimento da segurança pública regional através da integração estratégica das forças policiais.