A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta sexta-feira (1º), a “Operação Descarrilho”, com ações simultâneas nos municípios de Jucurutu, Campo Grande e Serra de João do Vale. A ofensiva é resultado de investigações iniciadas em março deste ano e teve como objetivo o desmantelamento de uma facção criminosa com forte atuação na região do Seridó.
A operação culminou no cumprimento de cerca de 20 medidas cautelares, entre elas oito mandados de prisão preventiva, sendo seis deles efetivamente cumpridos até o momento. Também foi registrada uma prisão em flagrante por tráfico de drogas e crime ambiental, além da execução de 11 mandados de busca e apreensão.
De acordo com a 51ª Delegacia de Polícia de Jucurutu, responsável pela investigação, o grupo criminoso operava uma rede estruturada de tráfico, com polos de abastecimento, distribuição e envio de entorpecentes para cidades vizinhas. A organização utilizava rotas definidas entre os três municípios, contando com a atuação de gerentes, intermediadores, vaqueiros e operadores locais.
A operação mobilizou cerca de 70 policiais civis, com participação de unidades de várias regiões do estado, apoio operacional da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e das Delegacias Regionais de Patu e Currais Novos. A 3ª Delegacia Regional de Caicó também atuou com suporte logístico e tático.
O nome da operação, “Descarrilho”, faz alusão ao ato de “sair dos trilhos”, simbolizando a interrupção da engrenagem criminosa que operava de maneira articulada e encoberta na região. Segundo a Polícia Civil, o objetivo da ação foi justamente esse: romper com o funcionamento estruturado do tráfico de drogas e armas entre os municípios investigados.