19 JUL 2025 | ATUALIZADO 22:32
MUNDO
22/06/2025 10:46
Atualizado
22/06/2025 10:49

Presidente dos EUA diz que destruiu três instalações nucleares no Irã

A+   A-  
Presidente Donald Trump: “Haverá ou paz, ou tragédia para o Irã – Muito maior do que vimos nos últimos oito dias. Lembrem-se; ainda há muitos alvos. O de hoje à noite foi o mais difícil de todos, e talvez o mais letal. Mas se a paz não chegar rapidamente, iremos atras dos outros alvos com precisão, velocidade e habilidade”, ameaça Trump.
Imagem 1 -

Os Estados Unidos, por ordens do presidente Donald Trump, entrou neste sábado, 21, na Guerra iniciada por Israel contra o Irã. Em suas redes sociais, o presidente norte-americano anunciou ter destruído três usinas nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan.

No Twitter, Trump parabenizou o Exército dos EUA pelo ataque que ele classificou como de grande sucesso. “Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é hora de paz!”, falou o presidente.

A Agência Brasil traduziu a fala do presidente Trump: “Haverá ou paz, ou tragédia para o Irã – Muito maior do que vimos nos últimos oito dias. Lembrem-se; ainda há muitos alvos. O de hoje à noite foi o mais difícil de todos, e talvez o mais letal. Mas se a paz não chegar rapidamente, iremos atrás dos outros alvos com precisão, velocidade e habilidade”, ameaça Trump.

Pouco tempo depois, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, usando o Twitter, parabenizou Trump pelo ataque ao Irã e disse que iria mudar a história. A guerra começou Israel contra o Hamas, que vive na Faixa de Gaza. No dia 13 de junho, Israel iniciou ataque ao Irã, que, por sua vez, revidou com mísseis supersônicos.

“Parabéns, presidente Trump. Sua decisão ousada de atacar as instalações nucleares iranianas com a incrível e justa potência dos Estados Unidos vai mudar a história”, diz Netanyahu, que, ao mesmo tempo, segundo informa as agências internacionais, atacou a Palestina, matando mais de 200 pessoas e deixando mais de mil feridos.

Sobre o ataque ao Irã, um pouco mais cedo neste sábado, 21, o Governo do Irã havia anunciado, segundo informa as agências internacionais, que iria atacar navios americanos no mar vermelho, na hipótese de eles ajudarem Israel na guerra, assim como fez com relação ao massacre do povo palestino na Faixa de Gaza, onde já morreram mais de 60 mil pessoas.


Reação

O secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, ver o ataque dos EUA como um risco muito grande de acontecer uma escalada perigosa em uma região já em perigo. Ele teme que outros países entrem na guerra, como Rússia, aliado do Irã. Vários paises, incluindo o Brasil, também demonstraram preocupação profunda com a expansão da guerra no Oriente Médio, principal berço de petrole do mundo.


Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário