O Hemocentro de Mossoró comemorou no último sábado (14) o Dia Mundial do Doador de Sangue com uma programação especial. Para homenagear quem salva vidas por meio desse gesto solidário, a unidade promoveu um arraiá com café da manhã, forró pé de serra e mimos para os doadores que compareceram.
Durante toda a semana, o Hemocentro segue incentivando a população a manter as doações ao longo do ano, reforçando a importância de participar dessa corrente do bem que ajuda a salvar centenas de pessoas.
De acordo com Micheline Linhares, assistente social do Hemocentro Mossoró, a unidade ainda enfrenta dificuldades para manter os estoques de sangue, principalmente dos tipos O negativo e A negativo. “Continuamos com dificuldades nos tipos negativos, principalmente O- e A-. Por isso, pedimos aos doadores que compareçam ao Hemocentro e façam suas doações”, destacou.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização dos responsáveis), e apresentar um documento oficial com foto. É recomendado que o doador esteja alimentado e evite alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação.
O Hemocentro Regional de Mossoró, atende mais de 30 municípios, além de toda rede hospitalar de Mossoró. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, contribuindo para garantir o abastecimento regular de sangue para os hospitais da região.