A Prefeitura Municipal de Tibau fará um avanço significativo na gestão de resíduos ao assinar um contrato de financiamento com o Banco do Brasil S/A para a construção da primeira Usina de Triagem Mecanizada de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Norte. A assinatura acontece nesta quinta-feira (29) às 14h.
A nova usina terá a capacidade de processar até 48 toneladas de resíduos sólidos por dia e permitirá a separação automatizada dos materiais, com uma taxa de reciclagem que pode atingir 75%. Além de contribuir para a proteção ambiental, a iniciativa proporcionará a inclusão de catadores na cadeia de coleta seletiva, consolidando Tibau como um exemplo de boa prática na gestão de resíduos e desenvolvimento sustentável.
"Com muita alegria, anunciamos a construção, em Tibau, da primeira Usina Mecanizada de Reciclagem do Rio Grande do Norte. Um sonho que nossa gestão vai transformar em realidade. A usina vai erradicar, em definitivo, o lixão existente na Vila Nova. Todos estão convidados para a assinatura do contrato de financiamento, junto ao Banco do Brasil, que viabilizará a obra, um marco para Tibau e para todo o estado", declarou a prefeita Lidiane Marques.
O projeto inovador não só reforça o compromisso da gestão com a sustentabilidade, mas também promete transformar a destinação dos resíduos em oportunidades de inclusão e geração de renda, beneficiando a comunidade local e promovendo práticas de reciclagem.