Nesta quinta-feira, 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalhador, o comércio de Mossoró estará com as atividades suspensas. Seguindo o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025 (clásula 46ª) firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró (SECOM), as lojas do comércio de rua não funcionarão durante o feriado.
De acordo com a convenção, o Dia do Trabalhador é uma das datas em que os trabalhadores do comércio têm direito a folga garantida por lei. Com isso, o Centro da cidade e estabelecimentos comerciais em geral permanecerão de portas fechadas, retomando o atendimento normalmente na sexta-feira (02).
Os Supermercados estarão fechados, já as farmácias, terão funcionamento facultativo, podendo abrir com equipes reduzidas, desde que respeitem as regras estabelecidas para feriados, incluindo pagamento de horas extras e benefícios previstos na legislação.
O Partage Shopping Mossoró, também não abrirá as lojas e quiosques, mantendo funcionamento restrito apenas para as áreas de lazer e praça de alimentação, que abrem das 11h às 22h.
Serviços essenciais como hospitais, atendimento de urgência e transporte público funcionarão em regime de plantão.
O que abre e fecha no feriado:
• Comércio de rua: fechado
• Lojas dos shoppings: fechadas
• Praça de alimentação e lazer dos shoppings: horário facultativo
• Supermercados: fechados
• Serviços de saúde e segurança: funcionamento de plantão
O feriado do Dia do Trabalhador é celebrado em diversos países e, no Brasil, é também um momento de reflexão sobre as conquistas e desafios enfrentados pela classe trabalhadora.