Um fato chamou a atenção e causou muita indignação neste final de semana no município João Dias-RN entre os eleitores, amigos e familiares do prefeito Marcelo e do pai dele, Sandir Oliveira, que foram brutalmente assassinados no dia 27 de agosto passado, quando pediam votos no conjunto São Geraldo para se reeleger para mais quatro anos de mandato.
Damária Jácome (Republicanos), após o assassinato de seus principais adversários políticos e também inimigos pessoais, havia saído de João Dias alegando exatamente falta de segurança, retornou neste final de semana e fez um mega churrasco regado com muita cerveja para a família e eleitores, o que teria ferido o luto das famílias de Marcelo e Sandir.
As imagens do retorno de Damária Jácome foram divulgadas no seu perfil oficial e no perfil W V T C.B, operado pelo marido dela, Weverton. Trata-se de um vídeo mostrando muita carne e um freezer cheio de cerveja. A própria candidata Damária Jácome aparece nas imagens de mesa farta de comida e bebidas, ao lado de familiares e amigos próximos.
O churrasco regado com muita cerveja foi confirmado ao MH por diversos moradores de João Dias, que, por medo, pediu para não citar nome. Mas ressaltaram que o vídeo e as fotos foram divulgados amplamente na região do Alto Oeste Potiguar. “Aqui, fomos ofendidos. Isto não se faz com família enlutada. É como se estivesse zombando da dor alheia”, diz.
Ao MH, a família de Marcelo Oliveira não quis comentar sobre o retorno de Damária Jácome. Amigos próximos, disseram que a família realmente ficou triste, principalmente com o comportamento desrespeitoso da adversário. Não conseguimos contato com a candidata Damária Jácome para comentar o assunto. Ela postou vídeos e fotos em seu perfil. Veja AQUI.
Fatinha de Marcelo, como candidata a prefeita no lugar do marido, divulgou um vídeo em suas redes sociais neste final de semana, o qual não fala sobre o assunto.
Para assistir o vídeo, clique AQUI.
Os comandantes das forças de segurança informaram que continuam atentos a situação de insegurança de João Dias e que haverá reforço nesta reta final de campanha, principalmente no dia 6 de outubro, quando vai acontecer a votação. O delegado Alex Wagner, que conduz as investigações do caso Marcelo e Sandir, mantém o sigilo do seu trabalho. O que se sabe até agora é que tem 4 suspeitos que foram autuados em flagrante pelo duplo homicídio e que ele estaria investigando, agora, os nomes dos mandates do duplo homicídio.
A Prefeitura de João Dias tem 2.076 habitantes (IBGE 2022) e estranhamente 3.302 eleitores. Três candidaturas estão com pedido registro no Tribunal Superior Eleitoral: Fatinha de Marcelo, do União Brasil, Damária Jácome, Republicanos, e Irenilda Fernandes, do MDB.
Fatinha de Marcelo, que assumiu o posto do marido no projeto de reeleição, sempre acompanhou nas campanhas de 2008, 2012 e em 2016, a pedido dele, foi candidata a vereadora, venceu e exerceu o cargo até o ano de 2020.
Damária Jácome foi eleita vice-prefeita de Marcelo Oliveira em 2020, porém terminou com seu mandato cassado pelo Tribunal de Justiça do Estado, por ameaçar e chantagear Marcelo Oliveira para renunciar e ela assumir a Prefeitura no ano de 2021.
Marcelo chegou a renunciar, mas depois que o Ministério Público do RN descobriu as chantagens e as ameaças, solicitou que o TJRN revertesse o quadro, o que terminou acontecendo. Para estas eleições, Damária é candidata a prefeita.
O terceiro nome posto a disposição dos eleitores de João Dias é Irenilda Fernandes, que é ligada ao saudoso prefeito por vários mandatos Paulo de Tarso. Ela trabalha para retornar com sua família ao poder no município de João Dias.
Com o assassinato do prefeito Marcelo Oliveira, assumiu o posto de prefeito interino o presidente da Câmara Municipal de João Dias, o vereador Jessé Alves Oliveira, irmão de Marcelo Oliveira. Jessé está com pedido de registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral para se reeleger vereador.