Maior hospital público de Mossoró e referência em urgência e emergência, recebendo pacientes de municípios de toda a região, o Hospital Regional Tarcísio Maia passou mais de 3 horas sem energia, nesta segunda-feira (10).
Segundo informações colhidas pela reportagem do portal MOSSORÓ HOJE, a energia caiu por volta das 5h30 e o gerador, que deveria manter a unidade em funcionamento em casos como esses, não funcionou.
De acordo com a diretora do Hospital, Francisca Nilza, a falta de energia foi provocada por um curto-circuito na rede de baixa tensão. O mesmo curto, fez com que o gerador ficasse disparando.
Ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros chegaram a ser acionadas para uma eventual transferência de pacientes da UTI, caso a situação perdurasse.
Familiares de pacientes aguardavam por notícias na porta da unidade. Um deles contou que assim que soube do problema, correu para o local, preocupada com uma tia que se encontrava na UTI.
A energia foi restabelecida pouco antes das 9h. Apesar do clima tenso que se instalou no local, nenhum paciente precisou ser transferido.
Ainda segundo Nilza, pacientes que necessitavam de ventilação mecânica não foram prejudicados, devido ao fato de os equipamentos possuírem uma bateria, que assegurou seu funcionamento.
TOMÓGRAFO
Na oportunidade, Nilza também foi questionada sobre o tomógrafo do HRTM, que encontra-se quebrado desde o início do mês de março.
Ela explicou que aguarda a chegada da ampola (item que permite o funcionamento) para realização conserto do equipamento. No entanto, esse processo deve demorar ainda cerca de 15 a 30 dias para ser concluído.
Até lá, os pacientes que necessitam do exame estão sendo levados em uma ambulância do Corpo de Bombeiros até o Hospital da Liga e, em seguida, retornam ao HRTM.
REFORMA
Quanto à reforma, a diretora disse que o processo licitatório da unidade também já está em funcionamento e correndo via Secretaria de Saúde Pública. Ela acredita que até o mês de junho o trabalho seja iniciado.