A Coluna Chá com Leite desembarca esta semana na região das falésias no Condado de Clare, na Irlanda, para conhecer a Torre de O'Brien, construída em 1835 no ponto mais alto das Falésias de Moher pelo político irlandês Cornelius O’Brien, para impressionar as mulheres.
Na era vitoriana, quando foi erguida, a torre logo chamou atenção, se transformando num ponto de observação para os turistas ingleses. Cornelius O’Brien, inclusive se tornou conhecido por ser dos primeiros a explorar o turismo pensando na questão econômica.
Diz-se que inicialmente serviu como casa de chá; outra versão fala que Cornélius construiu a torre para impressionar as mulheres que ele estava cortejando.
Seja qual for a verdade, deste ponto de vista em um dia claro e possível ver as Ilhas Aran e os Doze Bens de Connemara, através da Baía de Galway.
Erguido com placas de calcário num penhasco de 214 metros de altura, a Torre de O’Brien oferece uma vista de tirar o fôlego.
De tão exuberante, a Torre de O’Brien se tornou cenário para filmes como “A Princesa Prometida” (1987), “Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) e “Casa Comigo?” (2010).
Nos dias atuais, o local recebe 1,5 milhão de visitantes/ano. Com sorte, é possível reservar o primeiro andar e o térreo para eventos particulares, como renovação de votos.
Para saber mais sobre o primeiro ponto turístico da Irlanda.