A Coluna Chá com Leite desta semana te leva para um passeio no período dos réis e rainhas na terra dos temidos Vikings, contando um pouco da história do Castelo de Donegal.
O forte foi principal residência da grande família real dos O’Donnells, que governou o Reino de Tir Chonail de 1.200 a 1603, período que terminou a Guerra dos Nove Anos com a derrota dos Irlandeses.
Voltemos ao castelo. A estrutura foi construído pelo próprio Red Hugh O'Donnell, no século XV, numa curva na Eske, com o rio protegendo-o os dois lados. O local teria sido estrategicamente escolhido.
Para defender o castelo, construíram a escada em diferentes níveis para tropeçar seu inimigo.
Especula-se que o castelo pode ter sido usado como um posto para o forte dos Vikings nos séculos IX e X, períodos de grandes batalhas nestas terras frias.
Diz-se que, partindo em busca de socorro na Espanha após a Batalha de Kinsale, Hugh decidiu garantir que seu castelo nunca caísse nas mãos dos ingleses - incendiando-o.
Porem o capitão inglês Sir Basil Brooke tornou-se o novo senhor do castelo em 1616.
Como parte de um grande programa de melhorias, Brooke construiu uma bela mansão ao lado da torre. Ele também encomendou a magnífica e enorme chaminé, finamente decorada com frutas esculpidas e seu próprio brasão de armas.
O complexo de edifícios caiu em ruínas no século XX, mas foi trazido de volta à sua antiga glória na década de 1990.