Para quem pensa que não existe mais coronavirus na Europa, esta muito enganado. A Irlanda ainda monitora os casos e bem como reporta os mesmos diariamente na mídia, obviamente, usando menos tempo, já que a Europa esta em guerra, e o clima de tensão paira no ar.
A Irlanda foi um dos países europeus que teve dois períodos em que tudo foi fechado por causa do vírus, desde de quando começou a pandemia.
No entanto, em Fevereiro de 2022 todas as restrições foram retiradas, mantendo a obrigatoriedade de uso de mascadas apenas em hospitais e centro médicos.
Em alguns negócios, como por exemplo farmácias ainda é obrigatório o uso da mesma ao adentrar, porém fica a critério do farmacêutico.
Sem restrições, os casos aumentaram significativamente no pais, tendo um único dia, reportado algo em media de 21 mil casos confirmados, o que me faz acreditar que em breve algumas restrições irão retornar, como por exemplo, o uso de mascaras em escolas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a Irlanda já vacinou em torno de 82% da população.
Como que esta sendo tratado casos de COVID? Ainda precisa de isolamento? Ainda tem ajuda de custo?
Ao apresentar sintomas de COVID, a pessoa pode solicitar kits de antigen (vem com 5 kits) ao governo, que faz a entrega no dia seguinte (dias uteis). Ou pode comprá-lo nas farmácias.
O governo pede para que o resultado, positivo ou negativo, seja reportado no site. Apenas pessoas da área da saúde, ou casos específicos, devem fazer PCR testes. Antes todos eram orientados a fazer PCR, agora somente o antigen serve como prova.
Um antigen positivo é obrigatório a pessoa deve ficar isolada 7 dias. Dai vem novamente a questão da confiança. Para receber o auxilio do governo (max €350/semana), o processo é todo online, sendo necessário anexar apenas a mensagem recebida ao reportar o resultado positivo do antigen.