A população do município de Apodi-RN (36 mil), em especial da cidade, não suporta mais os serviços prestados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte.
A insatisfação foi exposta durante reunião com diretores da CAERN e do IDEMA ao meio-dia desta sexta-feira, 11, no auditório da Câmara Municipal de Apodi.
Diretores da CAERN e do IDEMA haviam sido convocados para falarem sobre o saneamento básico, da cidade de Apodi, o qual a CAERN havia assumido em 2005 concluir até 2025.
Entretanto, até agora, só foram feitos 28% das obras e assim mesmo não estão ativadas. Os esgotos contaminam a Lagoa do Apodi e prejudicam o lençol freático do município.
Os vereadores e o prefeito estavam aguardando na reunião o diretor presidente da CAERN, Roberto Linhares, e o diretor do IDEMA, Leon Aguiar. Os dois enviaram representantes.
Os vereadores ouviram as propostas do IDEMA para agilizarem as licenças e da CAERN para agilizar as obras. Mesmo agilizando tudo, só iriam concluir o saneamento em 2033.
O vereador Charton Rego se levantou e disse em voz alta que estava saindo da reunião muito decepcionado, pois esperava um compromisso mais sério da CAERN.
Já o ex-vereador Chico de Marinete, forte liderança no município, narrou o caso do poço que a CAERN tirou a bomba para manutenção há um ano e não a repôs.
O prefeito Alan Silveira, também presente à reunião, concordou com os vereadores Charton e Chico e disse que é inaceitável o descaso da CAERN com o povo de Apodi.
Conforme levantamento da Prefeitura, a área urbana de Apodi cresceu 62% no período de 2006 a 2022, sem que a CAERN tenha agilizado as obras de saneamento.
Observando por este ângulo, o percentual que a CAERN instalou a rede de esgoto, não corresponde a nem 10% da área urbana do município de Apodi.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Junior Sousa, tentou apaziguar os ânimos na região, dizendo que o caminho para chegar a uma solução é o diálogo.
Ao final, em contato com o MH, o prefeito Alan Silveira destacou que se a CAERN não mudar a postura, o abastecimento de água e esgotamento sanitário do município será municipalizado.
Em nota, a CAERN informou:
A Caern informa que participou na reunião em Apodi. Durante o evento, foram discutidos os investimentos para o município, observando a renovação do contrato, através das microrregiões de Águas e Esgotos do RN, conforme Marco Legal de Saneamento.
Ainda é válido esclarecer que a Caern não retira água de Apodi, já que as águas são estaduais (no subsolo ou em rios ou reservatórios dentro do limite do estado) e federais (quando em rios interestaduais). Deste modo, os municípios não são proprietários das águas.
Por fim, a Companhia destaca que mantém o compromisso de atender o município dentro do que dispõe o plano municipal de saneamento e a Lei 14.026/2020.