Nesta quarta-feira (12) a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) divulgou a análise das chuvas ocorridas no mês de maio de 2019. O relatório aponta que as chuvas ficaram abaixo da média esperada no estado.
Apesar de maio ter apresentado um melhor comportamento quando comparado com o mesmo mês dos últimos anos, o cenário apresenta um desvio negativo de -12,5% em relação a sua climatologia.
A intensificação do fenômeno El Niño (Oceano Pacífico), ocorrida durante o final de março e início de abril, causou bloqueios atmosféricos parciais sobre a Região Nordeste que prejudicaram a ocorrência de chuvas de maneira normal.
A influência do fenômeno comprometeu a ocorrência de chuvas no RN, principalmente na Região Oeste, que apresentou os maiores desvios negativos (-24,8%). Já os maiores índices acumulados em maio ocorreram no Litoral Leste.
No Estado como um todo, eram esperados valores acumulados próximos de 108,7mm e a chuva observada ficou em 95,2 mm, resultando um desvio percentual negativo de -12,5%.
A média climatológica utilizada no levantamento refere-se aos Postos Pluviométricos com mais de 30 anos de dados no período de 1963 a 2007.