19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
ESTADO
DA REDAÇÃO
24/05/2019 17:35
Atualizado
24/05/2019 17:39

Assembleia decide convocar secretário estadual de Saúde para tratar dos hospitais regionais

A Assembleia Legislativa aprovou a convocação do secretário estadual de Saúde, médico Cipriano Maia, para prestar esclarecimentos sobre as condições dos procedimentos e funcionamento do Hospital Walfredo Gurgel, referência no atendimento de pronto-socorro e nos hospitais regionais do Rio Grande do Norte
A Assembleia Legislativa aprovou a convocação do secretário estadual de Saúde, médico Cipriano Maia, para prestar esclarecimentos sobre as condições dos procedimentos e funcionamento do Hospital Walfredo Gurgel, referência no atendimento de pronto-socorro e nos hospitais regionais do Rio Grande do Norte
Arquivo

A Assembleia Legislativa aprovou a convocação do secretário estadual de Saúde, médico Cipriano Maia, para prestar esclarecimentos sobre as condições dos procedimentos e funcionamento do Hospital Walfredo Gurgel, referência no atendimento de pronto-socorro e nos hospitais regionais do Rio Grande do Norte. A proposta de convocar o secretário de Saúde foi do deputado Nelter Queiroz (MDB), com aprovação unânime dos deputados presentes, na manhã de ontem, à sessão plenária da Casa Legislativa.

“A minha intenção é saber quais são as providências que estão sendo tomadas para atender à fila de pessoas que aguardam por uma cirurgia eletiva no Rio Grande do Norte e outros temas referentes a essas unidades de saúde”, justificou Nelter Queiroz.

O secretário Cipriano Maia deverá ser ouvido imediatamente, tão logo receba a convocação, na Comissão Parlamentar de Saúde, cujo presidente é o deputado Galeno Torquato (PSD) e que tem como membros o deputado Getúlio Rego (DEM) e a deputada Eudiane Macedo (PTC).

A crise na prestação de serviços e atendimento de saúde a população em Natal e no interior é tema recorrente entre os deputados em discursos no plenário da Assembleia. Ontem mesmo o deputado Vivaldo Costa (PSD), que faz parte da bancada do governo, alertou para os casos de Influenza H1N1 e Tuberculose no Rio Grande do Norte, e fez um apelo ao secretário de Saúde do Estado cobrando a capacitação dos médicos generalistas que atendem nos postos de saúde do RN.

“Todo profissional do programa Saúde da Família deve ser preparado para prestar atendimentos elementares em pediatria, psiquiatria, infectologia, dentre outras especialidades. Considero este o melhor programa de assistência básica que existe, mas é preciso ser mais valorizado”, disse Vivaldo Costa.

Ele afirmou que pelo menos 30 postos de saúde do Estado estão sem médicos: “Só lá em Caicó, são cinco unidades de atendimento básico sem profissionais. Chamo a tenção para que a Secretaria de Saúde Pública verifique o funcionamento do programa e ofereça condições para que os médicos possam trabalhar e prestar os atendimentos básicos de saúde à população”.

Já na sessão da quinta-feira (16), o oposicionista deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) chamava atenção para o caso de uma paciente renal que aguarda há 30 dias pelo resultado do exame PAR (Painel de Anticorpos Reativos), oferecido no RN apenas pelo Hemonorte.

Segundo Carvalho, a amostra que deveria ter sido enviada para o estado da Paraná, ainda não saiu do Estado por causa de uma dívida do Governo do Estado com os Correios. “Esse assunto é de muita gravidade, precisamos ter a sensibilidade de provocar para que o Estado tome providências imediatamente. Esse exame determina a dosagem do medicamento imunossupressor para o transplantado e, sem ele, a pessoa pode perder o transplante. É um caso de vida ou morte. Espero que o Governo possa dar saneamento a um assunto de tanta gravidade”, alertava ele.

Antes, o deputado estadual Galeno Torquato (PSD) já havia cobrado do governo do Estado, um diagnóstico sobre a demanda reprimida de cirurgias do Rio Grande do Norte.

Torquato disse que o pedido foi feito por ofício da Comissão de Saúde e a sua elaboração vai motivar uma série de novas ações do legislativo estadual. “Precisamos desse diagnóstico com a máxima urgência para podermos, enquanto Comissão, provocar a bancada federal e irmos juntos ao Ministério da Saúde. A Assembleia Legislativa fez uma audiência pública sobre o assunto e a sociedade aguarda uma solução”, continuou.

Naquela ocasião, Torquato informou que iniciou uma agenda de visitas a unidades de saúde do Estado, começando pelo Hospital Regional Doutor Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim: “A unidade está superlotada, com uma demanda imensa. São mais de 90 macas no corredor. Essa situação não pode continuar”.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário