19 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:21
ESTADO
20/03/2019 07:29
Atualizado
20/03/2019 08:49

Senador pede em Brasília reativação da ferrovia que liga Macau a Ceará Mirim

Jean-paul Prates aproveitou a reunião com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas para solicitar também a conclusão da duplicação da BR 304, considerando sua importância para a econômica do RN
Jean-paul Prates aproveitou a reunião para pedir também a conclusão da duplicação da BR 304, considerando sua importância para o desenvolvimento econômico do RN.

O senador Jean-paul Prates, do PT, esteve nesta terça-feira, 19, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para tratar do projeto de Lei do Senado Federal 261.

Esta proposta de lei autoriza á iniciativa privada ou consórcios a construção e a operação de linhas ferroviárias no País, sem necessidades de investimentos de estado.

No caso de ser aprovado, a Lei 261 promoverá a revitalização da malha ferroviária nacional, ampliado sua extensão logo nos próximos anos.

O ministro Tarcísio Freitas informou ao senador Prates que criou um grupo de trabalho para debater a proposta.

Jean-paul Prates aproveitou a reunião para pedir também a conclusão da duplicação da BR 304, considerando sua importância para o desenvolvimento econômico do RN.

Em ofício, Jean Paul Prates solicitou ao Ministério da Infraestrutura a retomada das atividades do ramal ferroviário de Macau a Grande Natal, no Rio Grande do Norte.

“Seja através de posse, seja por meio de processo de caducidade da concessão, ou por meio da devolução amigável dos trechos não explorados”, explica o senador.

Ainda conforme Jean-paul Prates, embora jamais este trecho tenha sido desativado oficialmente, o ramal que liga os municípios de Macau e Ceará-Mirim está sem tráfego desde que foi concedido, no final do século passado, à Companhia Ferroviária do Nordeste – atual Ferrovia Transnordestina Logística (FTL).

A ferrovia, no caso de vir a ser reativada poder o meio crucial para finalmente se começar a produzir barrilha na cidade de Macau, promovendo assim o crescimento econômico da região.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário