14 MAI 2024 | ATUALIZADO 14:32
ESTADO
G1
07/03/2019 08:58
Atualizado
07/03/2019 15:28

Barragem Armando Ribeiro aumenta 19,7 milhões de m3 após chuvas

A barragem está localizada no município de Itajá e é responsável pelo abastecimento de 35 municípios, atendendo a uma população de quase meio milhão de pessoas
A Barragem Armando Ribeiro teve um aumento de 19,7 milhões de m3 após chuvas de janeiro e fevereiro. A barragem está localizada no município de Itajá e é responsável pelo abastecimento de 35 municípios, atendendo a uma população de quase meio milhão de pessoas.
FOTO: BRUNO ANDRADE

O nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, que fica em Itajá, na região Oeste, subiu 9% do dia 21 de fevereiro até esta quarta-feira (6), período em que aumentaram as chuvas no estado.

Ao todo, o nível da água na barragem aumentou 35 cm, o que corresponde a um volume de 19,7 milhões de metros cúbicos de água. Os dados são do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), que administra o local.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves é a maior do Rio Grande do Norte. Ela passou a ter, após as chuvas de fevereiro e março, 495,7 milhões de metros cúbicos de água, o que representa 20,66% da sua capacidade.

Antes desse período chuvoso, a barragem tinha 11,33% da sua capacidade ocupada - 9% a menos. A Armando Ribeiro Gonçalves suporta, ao todo, 2,4 bilhões de metros cúbicos de água.

Contudo, para que a barragem atinja seu potencial máximo é necessário que outros açudes da região também recebam água, começando pelos açudes Coremas e Mãe D’água, na bacia do Piancó, ambos localizados na cidade de Coremas/PB.

Atualmente, os dois açudes possuem apenas, 9,7% e 5,9% das suas capacidades máximas. Além deles, a barragem Armando Ribeiros ainda depende da sangria dos açudes Gargalheiras, Itans, Passagem das Traíras e de todos os pequenos açudes na região do brejo paraibano.

O reservatório de água foi construído em 1983. Ele é responsável pelo abastecimento de 35 municípios e atende uma população de quase meio milhão de pessoas.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário