22 DEZ 2025 | ATUALIZADO 15:52
ESTADO
Da redação
20/08/2018 07:03
Atualizado
13/12/2018 13:31

MP denuncia prefeito de Caicó, vereador e mais oito investigados na Operação Tubérculo

O prefeito Batata e o vereador Raimundo Inácio Filho foram presos preventivamente. Operação teve início a partir das operações Cidades Luz e Blackout
Reprodução/G1
Três dias após ser deflagrada a Operação Tubérculo, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceu denúncia à Justiça potiguar contra dez investigados nesta sexta-feira (17). Além do prefeito de Caicó Robson Batata, do vereador Raimundo Inácio Filho e do lobista Edvaldo Pessoa de Farias, foram denunciadas mais sete pessoas. O documento é assinado pelo procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite.

Leia mais
Batata tentou comprar vereadores por R$ 30 mil para não ser cassado pela Câmara Municipal de Caicó

Prefeito de Caicó diz que R$ 35 mil apreendidos em sua casa era para pagar dívida do carro

Após prisão de Batata, Marcos "Manhoso" deve assumir Prefeitura de Caicó ainda hoje

MP libera áudio sobre pagamento de propina e promessa de cargos na Prefeitura de Caicó; ouça
 
O prefeito de Caicó foi denunciado pelos crimes de corrupção passiva (duas vezes), dispensa indevida de licitação, corrupção ativa (duas vezes) e associação criminosa. Já o vereador Raimundo Inácio Filho, por corrupção ativa (duas vezes), e o lobista Edvaldo Pessoa de Farias por corrupção passiva, tráfico de influência e associação criminosa.
 
Além dos três, foram denunciados Allan Emannuel Ferreira da Rocha (corrupção ativa, dispensa indevida de licitação e associação criminosa), Felipe Gonçalves de Castro, Maurício Ricardo de Moraes Guerra, Alberto Cardoso Correia do Rêgo Filho (corrupção ativa, lavagem de dinheiro, dispensa indevida de licitação e associação criminosa), João Paulo Melo Alves da Silva (corrupção ativa), Antônio Felipe Pinheiro de Oliveira (lavagem de dinheiro) e Abdon Augusto Maynard Júnior (corrupção passiva, lavagem de dinheiro, dispensa indevida de licitação e associação criminosa).

O MPRN ainda tem diligências em andamento, o que pode inclusive resultar em novas ações penais no futuro.
 
A operação Tubérculo foi deflagrada na terça-feira (14) e cumpriu três mandados de prisão e outros seis mandados de busca e apreensão em Caicó e Natal. Além de presos preventivamente, o prefeito e o vereador Raimundo Inácio Filho foram afastados dos cargos. O lobista cumpre prisão temporária.
 
A operação Tubérculo é um desdobramento das operações Cidade Luz, deflagrada em julho de 2017 e que desvendou um esquema criminoso instalado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal através da constituição de cartel entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade; e Blackout, realizada em agosto do mesmo ano e que apurou superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário