22 DEZ 2025 | ATUALIZADO 15:52
ESTADO
Da redação
17/08/2018 13:33
Atualizado
14/12/2018 08:25

Rádio Princesa AM de Assu migrará para FM neste fim de semana

A mudança para FM, além de uma exigência do Governo Federal, é uma reinvindicação das emissoras AM, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento
Com 37 anos de atuação, a Rádio Princesa AM de Assu passarã por importantes mudanças a partir deste final de semana..

Nesta sexta-feira, 17, o sinal será desligado para que haja a migração para FM. A partir de segunda-feira, 20, estará no ar a Rádio 90,9 Princesa FM, operando inicialmente com 1 KW de potência e cobrindo a região do Vale do Açu com  programação renovada e com o som melhorado devido à freqüência FM.

A Rádio 90,9 Princesa FM, que integra o Sistema Oeste de Comunicação, o Grupo TCM (TV Cabo Mossoró), está atendendo a uma recomendação do Governo Federal.

A mudança para FM também é uma reinvindicação das emissoras AM, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento. Ao migrar sua operação para a faixa de frequência modulada, as estações de rádio também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço.

Das 1.781 rádios AM do Brasil, 1.332 já solicitaram a mudança de faixa ao MCTIC. Com esse novo decreto, será aberta mais uma chance para as demais emissoras apresentarem o pedido de migração. Até agora, 623 AMs já foram contempladas com a migração e estão prontas para operar na faixa de FM.

O processo de migração do AM para o FM teve início em 2013, com a publicação do decreto presidencial nº 8.139. Em 2016, o MCTIC começou a promover em vários estados uma série de mutirões de assinaturas de termos aditivos, uma das últimas etapas do processo de mudança de faixa. Nas localidades com espectro cheio, as rádios AM terão de aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no país. Os canais 5 e 6, que hoje são ocupados por canais de TV analógicos, serão desocupados e destinados à FM.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário