O Governador Robinson Faria e o secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, visitaram o Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba, e viram de perto a reforma e ampliação que permitiu o aumento de 21 para 51 leitos do Hospital, além da criação do Centro de Recuperação de Operados e a possibilidade de implantação do Projeto Rede Cegonha, que o tornará também uma maternidade.
Atualmente, o Hospital só faz atendimento em Clínica Geral, mas a expectativa é que, com essa reforma, após quase quatro anos de interdição, o Hospital volte a fazer cirurgias gerais e obstétricas.
De acordo com informações da secretária Municipal de Saúde de Macaíba, Silvana Cosme Pereira, já estão assegurados os recursos e nos dias 17 e 19 desse mês serão abertas licitações para aquisições de gazes e equipamentos.
“Fizemos um projeto para assegurar recursos na ordem de R$ 530 mil através da Rede Cegonha. Após essa licitação precisamos que a Sesap reabilite profissionais necessários para o funcionamento do Hospital”, disse Silvana.
De acordo com Lagreca, deverá ser feito um plano para que o hospital volte a funcionar de forma ininterrupta.
“Com essa reforma o Hospital ficou grande e precisamos ver qual será seu perfil, assim como também ele poderá ser usado para desafogar atendimentos em outros hospitais regionais”.
O Governador Robinson Faria disse na ocasião da visita que o Governo fará o que estiver ao alcance de sua equipe para que o Hospital amplie seus atendimentos no tempo hábil possível.
Casa de acolhimento e CAIC
O Governador também foi conhecer a pedido do prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, a Associação Macaibense de Acolhimento Institucional (AMAI), que faz acolhimento de crianças em situação de risco, sejam eles por abandono, abuso, violência ou situação de rua.
As crianças acolhidas na Associação são encaminhadas pelo Juizado da Infância e Adolescência. A capacidade é para 20 crianças e adolescentes de zero até 18 anos. No momento, estão acolhidas sete infantes.
Robinson Faria também visitou o Caic de Macaíba, onde funciona a Escola Estadual Deputado Jessé Pinto Freire Filho e cuja estrutura está necessitando de manutenção.
Para se ter uma ideia, das 22 salas disponíveis, estão sendo ocupadas apenas a metade. Estruturas como berçário e creche estão desativadas.
O Governador ficou impressionado com o tamanho do local e acredita que lá pode vir a ser um grande centro profissionalizante.