21 DEZ 2025 | ATUALIZADO 13:54
ESTADO
Da redação
29/03/2018 19:44
Atualizado
13/12/2018 13:35

Cine Sertão leva Rex, o Dinossauro, a dez municípios do Oeste do Rio Grande do Norte

Projeto Cine Sertão, do produtor cultural Jocelito Góis, da UERN, proporciona alegria regado a pipoca e sucos num cinema inflável com 30 lugares, abre novos horizontes na cabeça das crianças por onde passa
Um novo mundo é possível, sempre possível na mente das crianças, num cenário de lazer, com pipocas e sucos. Um dinossauro curioso a tudo, pulando da tela 3D, que leva a garotada ao delírio. O Projeto Cine Sertão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, patrocinado pela COSERN e o Café Santa Clara, se propõe a abrir novos horizontes na mente das crianças.

O Projeto Cine Sertão foi idealizado pelo produtor cultural Jocelito Góis, envolvendo os cursos de Comunicação Social, de Meio Ambiente e Turismo, viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura: Lei Câmara Cascudo. Em sua segunda versão, está sendo levado para dez municípios do sertão da região Oeste do Rio Grande do Norte.

       Veja cidades e o período que o projeto Cine Sertão chega a cada um.

 
Para coloca-lo em prática nas cidades escolhidas (existe parceria também com as prefeituras locais), Jocelito Gois mobiliza em média 15 pessoas, para proporcionar a instalação do cinema móvel inflável, com 30 lugares, distribuição de pipocas e sucos as crianças, além de oficinas de Comunicação, Meio Ambiente e Turismo, e plantas de mudas de árvores nativas do sertão.

O projeto exibe um filme "Rex, o Dinossauro", em 3D, com duração de 10 minutos, durante dois dias em cada cidade, apresentado nos turnos matutino e vespertino, para as crianças da rede pública de ensino, totalmente gratuito, com distribuição de pipocas e sucos. "Sempre conversamos com o gestor para disponibilizar ônibus para as crianças da zona rural", disse.
 
 
Porque o Filme "REX, o Dinossauro"?



O Filme "REX, o Dinossauro" foi escolhido por duas características principais: povoar o imaginário popular das crianças, criando uma grande empatia com o público infantil e permitir aos educadores traçar um paralelo entre o herói do filme e uma criança.

Também busca discutir com os menores quais as semelhanças entre o bebê Dinossauro e eles, no filme existem várias cenas onde isso fica visível: o pequeno Dinossauro não tem noção nenhuma de perigo, por pouco não cai de um abismo, quase é pisoteado pelos animais maiores, se perde na selva, não sabe a sua identidade, quando parece estar tudo perdido, prestes a ser devorado, a mãe aparece e o salva de um final trágico.

Segundo Joscelito Góis o enredo filme, que tem apenas 10 minutos, permite que o professor melhore o diálogo com os alunos em sala de aula. "Imagine que muitas das cidades por onde passamos, é a primeira vez que a criança assiste um cinema e ficam maravilhada com a exibição em 3 dimensões. É uma alegria muito grande", acrescenta o produtor cultural.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário