21 DEZ 2025 | ATUALIZADO 13:54
ESTADO
Da redação
30/01/2018 15:40
Atualizado
13/12/2018 20:31

Governo instala adutora para encanar água em 1.100 casas em Baraúna

Poço profundo com vazão de quase 180 metros cúbicos de água por hora, com 24,7 km de sistema adutor garantirá água na torneira para quase seis mil moradores
João Vidal
Mais de 16 mil habitantes de Baraúna, na região Oeste do RN, serão beneficiados com um sistema de abastecimento de água completo. A obra do Governo do RN, projeto Governo Cidadão e Banco Mundial, foi visitada nesta terça-feira, (30), pelo governador Robinson Faria e pelo diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano.

Estão sendo investidos R$ 4,5 milhões para levar água encanada à sede do município e às comunidades rurais de Juremal, Campestre, Vertentes e Assentamento Primavera. O poço tem vazão 180 metros cúbicos de água/hora, água suficiente para abastecer uma população de mais ou menos 10 mil habitantes. Com a conclusão da adutora, 1.100 famílias terão, finalmente, água encanada em suas casas.

Obra será concluída em junho de 2018.O ex-prefeito Aldivon Nascimento e atual secretário municipal, destaca que foram realizadas muitas diligências junto a CAERN e outros órgãos do governo ao longo dos anos após a conclusão do poço ainda no governo Isoares Martins. Agora, Robinson Faria disse que tinha a prerrogativa de escolher o destino dos recursos do Banco Municipal para investir e escolheu construir esta adutora em Baraúna.

Atualmente estas comunidades são abastecidas por carros-pipa, que abastece as cisternas e os moradores das comunidades usam carros de mão e latas para levar água para suas casas. A obra é composta de sistema de captação por meio de poço, adutora que vai de Vertentes até Baraúna, reservatório e rede de distribuição com extensão de 24,7 km. A comunidade de Juremal, umas das que está recebendo os investimentos, já está com 80% da obra pronta.

Somente na zona rural, a água será ligada em 1.025 residências, beneficiando 5.900 pessoas. O governador Robinson Faria destacou a importância dos investimentos para a população. "Estamos realizando o sonho de muitas gerações que esperavam essa água chegar e levando dignidade ao povo de Baraúna", disse.

"Realizamos o sonho de 1.100 familias, de 5.900 pessoas, de ter água encanada em casa", diz Robinson
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário