O Instituto de pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) e a Coordenadoria Estadual e Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) iniciaram nesta quarta-feira, 05, a coleta de papel higiênico de diversas marcas em vários supermercados em todo o estado. A fiscalização segue até segunda-feira, 10.
O objetivo é medir o tamanho dos rolos individualizados para conferir se o papel higiênico possui a exata metragem especificada na embalagem.
O governador Robinson Faria inaugurou um laboratório de pré-medidos no mês de janeiro deste ano, na cidade de Mossoró, local legitimado a fazer exames de quantidade, precisão de peso e metragem em mesa especial.
“Cada vez mais, estamos lutando para que os consumidores do RN não sejam enganados. Os fabricantes têm o dever de cumprir corretamente com as especificações do produto, principalmente nos quesitos de quantidade, peso e metragem”, ressaltou Cyrus Benavides, diretor-geral do Instituto e coordenador-geral interino do Procon/RN.
Somente na quarta-feira, foram coletados 1.368 rolos de papel higiênico de 5 marcas diferentes em Mossoró.
Os exames ocorrerão nos laboratórios de Natal e Mossoró, nos próximos dias, e até o final do mês de julho serão divulgados os resultados de aprovação e reprovação.