Diferentemente do que vem sendo dito pela prefeita Rosalba Ciarlini, o Mossoró Cidade Junina 2017 não ampliará a participação dos artistas locais no evento. É o que relata a Associação dos Músicos de Mossoró (AMAM).
De acordo com membros da Associação, este ano eles não foram ouvidos nem pela prefeita e nem pelo secretário de Cultura, Eduardo Falcão. Em 2016, a AMAM participou ativamente do processo de escolha dos músicos que se apresentaram nos polos do Mossoró Cidade Junina.
Somente com o fim do projeto São João da Terra, lançado pelo então prefeito Francisco José Júnior em 2015, cerca de 100 artistas locais deixarão de se apresentar no palco da Estação das Artes, conforme destaca a AMAM. “Isso é valorização da cultura local?”, questiona a Associação.
Outros polos que contemplavam os músicos da terra também deixarão de existir ou ainda não há informações sobre sua permanência no evento, como o Memorial do Forró, que beneficiou cerca de 40 artistas em 2016, e o Circo do Forró, que no ano passado contou com a participação de aproximadamente 50 músicos locais.