O secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Eliéser Girão, informou que vai intensificar a ação da Guarda Civil através de patrulhamento nos bairros, após a Unidade Básica de Saúde Sinharinha Borges, das Barrocas, ter sido assaltada três vezes este ano.
Veja mais
UBS do Barrocas é alvo de bandidos pela terceira vez este ano
O comunicado ocorreu em reunião realizada no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, na manhã desta terça-feira (11), com um grupo de servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sinharinha Borges fazer um protesto na porta da Prefeitura pedindo segurança. Eles querem a guarda municipal de volta, fazendo a segurança dos aparelhos de saúde na cidade.
Além do protesto dos servidores na Prefeitura, os médicos residentes não estão mais indo trabalhar nas UBS, com medo de serem assaltados.
De antemão, o secretário disse que vai determinar que uma viatura da Guarda Municipal fique parada por mais tempo e mais dias em frente à UBS Sinharinha Borges. Girão relatou que tem enfrentado dificuldades para manter as rondas por ter encontrado a Guarda Municipal com apenas um veículo funcionando. “Hoje já temos cinco veículos e solicitamos mais cinco à prefeita Rosalba Ciarlini para que possamos fazer a ronda nos estabelecimentos de saúde e educação, especialmente”, destacou.
O secretário explicou ainda que, até o ano passado, a manutenção de guardas municipais nas UBS’s e UPA´s estava sendo feita através da escala de plantão da Saúde.
Girão fez uma explanação do momento atual de insegurança em todo o estado do Rio Grande do Norte e informou que tem cobrado constantemente uma ação mais efetiva da Polícia Militar nas rondas ostensivas e investigação da Polícia Civil.
O agente comunitário de Saúde, Rogenildo Silva, participou da reunião como integrante do Conselho Municipal de Saúde e cobrou a realização de uma conferência de segurança pública e a parceria entre a comunidade e as forças de segurança, além de um orçamento participativo. "Rosalba, na gestão passada, fez um orçamento participativo que foi aprovado por todos. A UBS da Ilha saiu desse orçamento", relembrou.
Girão informou que, após a Semana Santa, vai convocar as lideranças comunitárias de Mossoró para discutir a segurança nos bairros.
A reunião contou também com a participação dos secretários municipais Anselmo Carvalho (Consultoria Geral) e Edna Paiva (Gabinete do Prefeito), lideranças comunitárias e usuários do SUS.