Um projeto realizado pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC) em parceria com a Polícia Civil tem como objetivo promover a ressocialização dos presos no Rio Grande do Norte.
A ideia é que os presos trabalhem e em troca, além de salário, receberão diminuição da pena. Somente poderão participar do projeto os presos que estiverem em regime semiaberto e apresentarem bom comportamento.
O delegado-geral do RN, Cleiton Pinho, conversou com o MOSSORÓ HOJE e explicou como a parceria vai funcionar.
Segundo ele, inicialmente serão ofertadas 15 vagas para os presos trabalharem nas delegacias de Polícia Civil. Em troca, eles receberão salário e redução da pena.
"Além de contribuir com a paz social realizando diversas prisões, a Polícia Civil também se preocupa em evitar que um infrator retorne à criminalidade. Essa contribuição da Polícia Civil sinaliza uma postura alinhada ao princípio da dignidade da pessoa humana", explicou o delegado-geral.
A maior parte dos presos deve trabalhar na limpeza interna e externa das delegacias e também com serviços de obras, como pedreiro ou servente.
Cleiton Pinho confirmou que, por enquanto, as vagas serão destinadas às delegacias de Natal, mas que podem chegar a Mossoró em breve. "Por enquanto, as vagas são apenas para a capital, mas com o sucesso do projeto, que nós esperamos, ele será realizado também no interior, como Mossoró e outras cidades", ressaltou o delegado-geral.