29 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:14
MOSSORÓ
Da redação
11/11/2016 13:34
Atualizado
14/12/2018 07:48

Grupo de Ostomizados realiza protesto na Praça do Pax neste sábado, 12

Mobilização terá início às 8h e denunciará dificuldades enfrentadas pelos pacientes quanto ao envio das bolsas coletoras pelo Estado
Gildo Bento/PMM
Na próxima quarta-feira, 16, é comemorado o Dia Nacional dos Ostomizados. Em Mossoró, a data será celebrada antecipadamente pelo Grupo de Assistência à Família Ostomizada, que prepara um protesto para este sábado, 12, a partir das 8h, na Praça Rodolfo Fernandes, conhecida como Praça do Pax.

“É um momento para chamarmos atenção da sociedade para as dificuldades enfrentadas pelos ostomizados de Mossoró e região. O Governo do Estado continua adquirindo exclusivamente um só tipo de bolsa, que não satisfaz a necessidade de todos, pois há pessoas que precisam de coletores específicos de acordo com o seu tipo de ostomia”, destaca Inês Medeiros, assistente social e uma das fundadoras do Grupo de Assistência.

Além do problema relativo às bolsas específicas para cada ostomizado, o Grupo também denunciará no protesto a ausência de coletores infantis. São quatro crianças que estão sem receber o material nesse mês de novembro.

Sem bolsa, não há vida, então faremos um apelo à sociedade denunciando essa situação e ao mesmo tempo pedindo ajuda da população. O protesto também servirá para desmistificar o preconceito existente contra o ostomizado”, pontua Inês Medeiros, acrescentando que a expectativa é reunir um grande número de pessoas na mobilização deste sábado.

Ostomia

A ostomia é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão e o exterior, com a finalidade de construir um novo trajeto para saída das fezes e da urina ou para entrada de alimentos e medicações.
 

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário