Assassino do cinegrafista José Lacerda, da TCM, será julgado na próxima terça-feira no Fórum de Mossoró
Silas Domingos, que já tem condenação de 12 anos de prisão por ter matado outro amigo, aguarda julgamento preso; Ele matou José Lacerda atiros após uma discussão boba. O assassinato foi filma (VEJA VIDEO).
Na próxima terça-feira, dia 13, a sociedade mossoroense, com a presidência do juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros, vai se reunir no Fórum Desembargador Silveira Martins, em Mossoró/RN, para julgar o homicida Silas Domingos de Oliveira, de 27 anos, pelo assassinato do repórter cinematográfico José Lacerda da Silva, crime este ocorrido em 2014, quando estava com 50 anos.
Veja o crime em vídeo do momento do homicídio gravado por câmeras de segurança.
Na instrução do processo, o réu Silas Domingos, que já tem condenação por outro homicídio, confessou o crime. Os advogados de defesa Gilmar Fernandes e Francisco de Assis pediram que o caso fosse a júri como homicídio simples e o Ministério Público Estadual, patrona da ação, trabalha para pedir a sociedade da condenação do réu por homicídio qualificado.
Veja parte decisão de pronúncia do juiz da 1ª Vara Criminal.
"Trata-se de Ação Penal em que o Ministério Público move em face de Silas Domingos de Oliveira, devidamente qualificado nos autos. Resumo da Denúncia: "No dia 16 de fevereiro de 2014, por volta de 19h30min, na avenida Alberto Maranhão, bairro Belo Horizonte, nesta cidade, o denunciado Silas Domingos de Oliveira, utilizando-se arma de fogo, por motivo fútil e agindo de modo a dificultar a defesa da vítima, matou José Lacerda da Silva. " (sic!)"
O assassino Silas Domingos era amigo da vítima José Lacerda. Moravam vizinhos. O réu estava dirigindo o veículo e haviam, além de José Lacerda, outras duas pessoas no carro. Um deles saiu correndo e outro, Silanes Rodrigues da Silva, irmão de Silas Domingos, ficou no carro e chegou a ser indiciado pela Polícia como co-autor do homicídio.
Silas e Silanês foram presos no dia 20, quatro dias após o crime, por determinação judicial. Na instrução processual, ficou configurado que Silanes não teria participado do crime. Nesta terça-feira, Silas Domingos deve sentar no banco dos réus às 8h, no Salão do Tribunal do Júri do Forum Desembargador Silveira Martins, diante de sete pessoas da sociedade.
Silas Domingos já tem condenação de 12 anos de prisão por ter matado outro amigo de forma covarde. Após o caso Lacerda, ele foi recolhido e enviado para a Cadeia Pública de Caraúbas, porém quando esta decisão transitou em julgado foi transferido para o Centro Penal Doutor Mário Negócio, onde aguarda julgamento pelo assassinato do seu amigo.
O crime
No dia do crime, Lacerda havia saído de casa juntamente com Silas, Silanes e outros dois amigos para dá uma volta em Mossoró. Passaram num bar no Bom Jesus e estava trafegando pela Avenida Alberto Maranhão, poucos metros após o posto de combustíveis de Zé Mendes, Silas Domingos, depois de uma breve discussão com Lacerda, desceu do carro armado com revólver e passou a agredir a vítima, até que efetuou vários disparos e depois fugiu no veículo.