O que antes era um “trabalho” somente dos homens, agora está se modernizando e ampliando para novos horizontes. O tráfico de drogas no município de Mossoró tem expandido também para as mulheres, segundo mostra dados da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC).
A prova está no número de mulheres presas em decorrência do crime. Antônio Teixeira Júnior, delegado da DENARC, destaca que somente este ano, onze mulheres foram presas. O número equivale a 17% da quantidade total de presos por tráfico no município.
O delegado alega que um dos motivos do ingresso das mulheres nesta atividade é a prisão dos seus companheiros. “Como os esposos ou namorados muitas vezes são presos, elas assumem a boca de fumo”, explica o Teixeira Júnior.
Outro motivo apontado pela polícia é a independência financeira.
Recentemente, agentes da DENARC prenderam a dona de casa Alenique Gomes da Silva com 105 pedras de crack em sua casa, no bairro Dom Jaime Câmara. Na época, Teixeira Júnior disse que ela estava vendendo drogas sem o conhecimento do marido.
Alenique foi encaminhada para o Centro de Detenção Provisória (CDP) feminino e um inquérito foi instaurado para apurar o caso.