05 DEZ 2025 | ATUALIZADO 15:00
VARIEDADES
Da redação
02/05/2016 09:05
Atualizado
13/12/2018 04:58

Justiça determina bloqueio do WhatsApp por 72 horas

As cinco operadoras já receberam a determinação e informaram que esta será cumprida
Valéria Lima / MH

A Justiça determinou que as operadoras de telefonia móvel bloqueiem o aplicativo WhatsApp por 72 horas a partir das 14h desta segunda-feira (02). A decisão é do juiz Marcel Montalvão, da Comarca de Lagarto, Sergipe.

As cinco operadoras já receberam a determinação e informaram que esta será cumprida.

Esta é a segunda vez que o aplicativo é bloqueado no Brasil. Em dezembro de 2015, o WhatsApp foi bloqueado por 48 horas devido a uma investigação criminal.

De acordo com o site Olhar Digital, o bloqueio faz parte do mesmo processo que levou à prisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook na América Latina, em março de 2016. Dzodan passou apenas uma noite na prisão e, em seguida, recebeu um habeas corpus e foi solto.

O processo exige que o WhatsApp divulgue dados sigilosos de conversas pelo aplicativo que poderiam auxiliar na investigação sobre um esquema internacional de tráfico de drogas.

A empresa disse ao Olhar Digital, no entanto, que não é capaz de atender às solicitações da justiça brasileira, já que ela não armazena dados em seus servidores.

Recentemente, o WhatsApp passou a incorporar criptografia ponta-a-ponta em todas as conversas. Caso descumpram a decisão e não bloqueiem o funcionamento do aplicativo, as operadoras de telecomunicações estarão sujeitas a multa de R$ 500 mil por dia de descumprimento da decisão judicial.

Com informação do Folha de São Paulo e Olhar Digital




Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário