18 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:34
MOSSORÓ
Da redação
10/03/2016 13:03
Atualizado
12/12/2018 23:47

Segundo SVO do RN começa a funcionar próximo mês em Mossoró

Principal finalidade do Serviço é investigar causas de mortes tidas como naturais ou desconhecidas. SVO será implantado em parceria entre a Uern, Prefeitura de Mossoró e Governo Federal.
Valéria Lima

Durante cerimônia de doação de terreno pertencente ao Estado para a UERN para a ampliação do ambulatório da Faculdade de Medicina, o Governo do RN anunciou que o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) começa a funcionar já no mês de abril, a partir de parceria entre a UERN, Prefeitura de Mossoró e Governo Federal.

A principal finalidade do SVO é investigar causas de mortes tidas como naturais ou desconhecidas. Isso possibilitará que o município invista, a partir das investigações, em ações preventivas às doenças. Além disso, o SVO 24h também servirá de campo de estágio e de ministração de aula para alunos e professores da universidade.

A Uern cedeu o espaço, o Município arcará com a folha de pagamento dos funcionários e o governo federal repassará um valor de R$ 40 mil mensal para manutenção do órgão. O SVO contará com médicos patologistas, técnicos de necropsia, histopatologista, assistente social e agentes do administrativo.

Hoje, o RN só conta com um SVO, em Natal. O que será inaugurado em Mossoró atenderá toda a região Oeste Oeste e Central. “O SVO chancela o que vem sendo realizado para o crescimento de região. Deixo aqui meus agradecimentos, meu respeito e minha consideração ao governador, que está trazendo pautas vão propiciar avanços na nossa instituição”, destacou o reitor da Uern, professor Pedro Fernandes Neto.

O governador, em sua fala, ressaltou que está buscando parcerias para fortalecer a Uern no Rio Grande do Norte. É o caso, por exemplo, de emendas parlamentares conseguidas através do deputado federal Fábio Fária. “Ele colocou emendas para o campus central, Apodi, para reforma da reitoria, numa demonstração de compromisso com o fortalecimento do estado. Quero agradecer pela acolhida, o que passou passou, vamos trabalhar, porque fui eleito para trabalhar”, afirmou Robinson.

O prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, enfatizou a importância da Uern para todo o Rio Grande do Norte e a implantação de novos serviços na área da saúde, como o SVO. “A Uern não é um dos maiores patrimônios do Estado, é o maior patrimônio do Estado. Em um momento onde os serviços de saúde, em nível de Brasil, estão fechando, nós estamos aqui prestes a inaugurar o SVO, temos que comemorar as boas notícias”, relatou.

Acompanharam ainda a cerimônia Fausto Gozin, diretor da Faculdade de Medicina. Jader Torres, secretário de Estado da infraestrutura, Aldo Godim, vice-reitor, Ricardo Lagrega secretário de saúde e Cléber Viana, diretor do SVO.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário