A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) confirmou nesta sexta-feira (23) a identificação do fungo Candida auris, conhecido como “superfungo”, em um paciente de 58 anos internado no Hospital da Polícia Militar, em Natal.
O homem está em isolamento e recebe tratamento por outra enfermidade, enquanto equipes de saúde seguem rigorosamente os protocolos de segurança.
O paciente é um cidadão espanhol, de 58 anos, residente na praia da Pipa, em Tibau do Sul. Ele deu entrada na Unidade Mista de Saúde do município no dia 1º de janeiro, onde permaneceu internado por 15 dias para tratamento de um quadro de descompensação cardíaca, decorrente de uma doença cardíaca crônica. No dia 16 de janeiro, foi transferido para o Hospital da Polícia Militar, na capital potiguar.
De acordo com a Sesap, dois exames realizados pelo Laboratório Central do Estado identificaram a ocorrência do fungo. As amostras foram encaminhadas para um laboratório de referência em São Paulo, conforme protocolo do Ministério da Saúde, para confirmação diagnóstica e análise técnica. Ainda não há previsão para a divulgação dos resultados finais.
A Secretaria informou ainda que realiza o rastreamento do caso para identificar onde e quando o paciente pode ter sido contaminado. Até o momento, não é possível determinar a origem do contágio ou estabelecer o local em que a infecção ocorreu.
O Candida auris gera preocupação das autoridades de saúde por ser resistente aos medicamentos normalmente utilizados no tratamento de infecções fúngicas.
O fungo acomete principalmente pessoas com o sistema imunológico enfraquecido e costuma estar associado ao ambiente hospitalar. Segundo a Sesap, a contaminação ocorre apenas por contato direto, não apresentando alto nível de transmissibilidade.
Em nota, a Prefeitura de Tibau do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclareceu que durante o período de internação do paciente na Unidade Mista de Saúde do município não foi identificada a presença do fungo, nem houve qualquer registro de detecção no ambiente hospitalar local ou em outros pacientes.
A gestão municipal informou ainda que, de forma preventiva, todos os profissionais de saúde que tiveram contato com o paciente estão sendo monitorados, seguindo protocolos técnicos e sanitários, até que novas orientações sejam emitidas pelos órgãos competentes de vigilância em saúde.
A Sesap destacou que apenas equipes do Hospital da Polícia Militar mantêm contato direto com o paciente, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs). As equipes de vigilância em saúde seguem acompanhando o caso de forma contínua, adotando todas as medidas necessárias para evitar a contaminação de outros pacientes e profissionais.
Tanto a Sesap quanto a Prefeitura de Tibau do Sul reforçam que seguem em permanente articulação, com transparência e responsabilidade, para garantir a segurança da população e o adequado controle da situação.