Nesta terça-feira, 9 de dezembro, o prefeito de Apodi, Sabino Neto, esteve no Centro de Detenção Provisória (CDP) acompanhando o andamento da construção do Viveiro de Mudas.
A estrutura física do viveiro está praticamente concluída, e agora o projeto entra na fase de preparação para cultivo das primeiras mudas.
Durante a visita, o prefeito esteve acompanhado do secretário de Agricultura, Teton, do diretor do CDP, policial penal Márcio Morais, e de demais parceiros envolvidos no projeto.
Um dos destaques do projeto é que toda a construção e futura produção estão sendo realizadas por internos do CDP Apodi. Atualmente, 10 detentos participam da execução da obra e serão responsáveis também pelo plantio e manejo das mudas.
Essa atuação garante aos internos: Remissão de pena por dia trabalhado; Capacitação profissional certificada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural); Oportunidade de aprendizagem e reinserção na sociedade com uma nova profissão.
Além do Senar, o projeto conta com apoio de parceiros institucionais, incluindo a SEAP-RN e acompanhamento da 3ª Vara Regional de Execução Penal, representada pela juíza Dra. Cínthia Cibele, que tem apoiado iniciativas voltadas à ressocialização no município.
Quando entrar em funcionamento, o Viveiro de Mudas do CDP Apodi será referência no estado, contando com espaço adequado para cultivo, sistema de irrigação, ambiente protegido para mudas nativas, frutíferas e hortícolas e área de manejo padronizada.
O viveiro atenderá Escolas da rede municipal, centro do Idoso de Apodi, agricultores familiares do município; programas ambientais e de arborização urbana e municípios vizinhos da região Oeste.
Durante a visita, o prefeito Sabino reafirmou o compromisso com iniciativas que promovam inclusão, sustentabilidade e desenvolvimento. “Hoje nós vemos um projeto que transforma vidas. Além de fortalecer nossas ações ambientais e agrícolas, oferece dignidade e oportunidade aos internos, que estão aprendendo uma profissão e contribuindo com o município. Esse será um dos viveiros mais estruturados do RN e terá um impacto direto em escolas, agricultores e ações ambientais de Apodi e região.
Com a estrutura física já concluída, o município inicia agora a fase de plantio, seleção de espécies e cronograma de produção, com previsão de início das primeiras mudas nas próximas semanas.