Um novo acidente na BR-304, desta vez envolvendo um caminhão-pipa, causou o rompimento da Adutora Jerônimo Rosado na noite da última quarta-feira (6). O incidente, que ocorreu na altura da subestação de energia elétrica, suspendeu o abastecimento de água em diversos bairros de Mossoró e em várias comunidades rurais.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) desligou imediatamente o envio de água para conter o vazamento. Bairros como Santa Delmira, Paredões, Barrocas, Abolições e parte do Santo Antônio estão com o fornecimento interrompido. Além da zona urbana, diversas áreas rurais também foram afetadas, incluindo Espinheirinho, Hipólito I e II, Palheiros, Curral de Baixo, Quixaba, o assentamento Paulo Freire (em Mossoró), Vila Guanabara (em Serra do Mel) e as comunidades de Mendubim, Morada Nova, São Jacinto e Arthur Sabino (em Assú).
Equipes da CAERN já estão no local trabalhando no reparo e a previsão é que a adutora seja religada na noite desta quinta-feira (7). No entanto, devido à necessidade de pressurização da tubulação, a normalização do abastecimento não será imediata.
A estimativa é que o fornecimento de água nos bairros de Mossoró seja normalizado em até 72 horas, enquanto nas áreas rurais a previsão é de até 48 horas. A CAERN recomenda que a população faça uso racional da água e a armazene de forma segura.
Este é o segundo incidente do tipo em menos de um mês. No dia 24 de julho, a mesma Adutora Jerônimo Rosado já havia sido paralisada após uma colisão com um caminhão, também na BR-304, na entrada para o município de Serra do Mel.
As cidades atendidas pela adutora Médio Oeste estão sem envio de água nesta quinta-feira (07). Equipe da CAERN está trabalhando em tubulação, em local de difícil acesso, na zona rural do município de Jucurutu.
A previsão é que o sistema seja religado durante a noite de hoje para Triunfo Potiguar, Paraú, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e comunidades rurais da Serra de João do Vale.
Após religar o sistema são necessárias até 72 horas para normalização no envio de água. Devido à ocorrência, não foi possível normalizar o envio de água para as cidades desde a parada causada pelo acidente com caminhão na terça-feira (05). A CAERN vem trabalhando para diminuir o tempo de parada durante esta manutenção emergencial.