Mossoró, RN – A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) planeja um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões em Mossoró para a conclusão do saneamento básico da cidade, que tem cerca de 300 mil habitantes.
O aporte financeiro será realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com a expectativa de que o esgoto sem o devido tratamento deixe de ser despejado no Rio Apodi-Mossoró, que deveria ser um dos principais cartões postais de Mossoró.
De acordo com Roberto Sérgio Linhares, diretor-presidente da CAERN, em declaração ao MOSSORÓ HOJE, atualmente apenas 60% das ruas da cidade – que conta com cerca de 300 mil habitantes – possuem cobertura de saneamento. A meta com a nova parceria é elevar esse índice e proteger o ecossistema do rio, que "agoniza" devido à poluição.
A CAERN detém a concessão dos serviços de saneamento em Mossoró desde 2005, com um contrato inicial de 20 anos, visando sanear e garantir o abastecimento da população urbana. Em 2021, quatro anos antes do fim do contrato, a companhia renovou o contrato até 2051, estendendo sua responsabilidade pelos serviços na cidade.
Historicamente, o saneamento em Mossoró teve seu trabalho iniciado pela região Oeste, onde a Prefeitura Municipal já concluiu a maior parte do processo, tendo o bairro Santo Antônio como um dos últimos a receber as tubulações de esgotamento sanitário nesta área.
Agora, o foco da CAERN se volta para outras regiões. Na Zona Leste, segundo Roberto Sérgio Linhares, o saneamento básico começou pelo bairro Rincão, alcançando, principalmente, o Condomínio Ninho. Neste caso, a estrutura de esgotamento sanitário do condomínio está sendo transferida para a gestão da CAERN. Este processo de integração de um sistema condominial à rede da companhia é considerado pioneiro no Rio Grande do Norte e um dos quatro casos semelhantes já realizados no País. O contrato de transferência já foi assinado, e a integração com a companhia já está em curso.
Além da Zona Leste, o investimento de R$ 400 milhões também contemplará o bairro Aeroporto II, que igualmente carece de saneamento. Roberto Sérgio Linhares assegurou que esta área foi incluída no relatório de viabilidade econômica do projeto, documento que a CAERN recebeu há poucas semanas.
A assessoria da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), informou nesta quinta-feira (31) que Sérgio Eduardo Rodrigues da Silva é o novo presidente da Companhia. A indicação, apresentada por meio de ofício do Gabinete Civil do Governo do Estado, foi aprovada na última segunda-feira (28) durante reunião do Conselho de Administração da empresa. Sérgio substitui Roberto Linhares, que estava à frente da instituição desde 2019.
Engenheiro civil formado pela UFRN, Sérgio tem mais de 30 anos de experiência nos setores público e privado. Antes de chegar à Caern, em 2019, como Diretor de Empreendimentos, foi secretário de Administração e de Infraestrutura da Prefeitura de Canguaretama. Sua carreira inclui ainda projetos de habitação social e eficiência energética em iluminação pública.
O novo presidente aponta quatro prioridades para sua gestão:
- Implantação de método não destrutivo para aprimorar a execução e manutenção de serviços urbanos, eliminando a necessidade de abrir buracos;
- Controle e redução de perdas;
- Agilidade nos processos de viabilidade técnica;
- Relacionamento com Municípios.
Nesta quinta-feira (31), Sérgio Rodrigues foi oficialmente empossado como Diretor-Presidente e membro do Conselho de Administração da Caern.