Neste domingo (6), o Partido dos Trabalhadores realizou eleições internas em todo o país, com votação para as direções municipais, estaduais e nacional.
Em Mossoró, a professora e militante histórica Ana Morais foi eleita presidenta do diretório municipal do PT com 100% dos votos válidos, totalizando 477 votos.
No Rio Grande do Norte, foi eleito a vereadora Samanda Alves e a deputada estadual Isolda Dantas. A eleição estadual contou com 7 mil filiados em 91 municípios do Rio Grande do Norte. Perdeu a chapa liderada pela deputada Divaneide Basília, que era apoiada pelos deputados federais Natalia Bonavides e Fernando Mineiro.
No cenário Nacional, o PT estava sob o comando de Gleisi Hoffmann há quase dez anos e deve ser substituída pelo nome que for escolhido pelos mais de 3 milhões de filiados ao partido no Brasil. Foram quatro candidatos: Walter Pomar, Rui Falcão, Romênio Ferreira e Edinho Silva. Este último é ex-prefeito de Araraquara (SP).
Edinho Silva conta com apoio de Lula. O resultado da eleição nacional ainda não foi divulgado. Como não liberaram as urnas eletrônicas, a eleição foi realizada em cédulas e o resultado ainda não foi concluído, o que deve ocorrer nas próximas horas.
Em Mossoró, os 477 votos já foram contabilizados. Ana Morais assume o comando do partido na cidade com o apoio da deputada estadual e então presidenta do PT Mossoró, Isolda Dantas, e representa a continuidade do projeto de fortalecimento da legenda no município e na região.
A nova direção tem como prioridade ampliar a presença do PT em Mossoró, mobilizar a militância e preparar o partido para os desafios eleitorais de 2024 e 2026, entre eles, a recondução de Fátima Bezerra ao Senado, a eleição de Cadu Xavier para o governo do RN e a reeleição do presidente Lula.
A votação expressiva demonstra a vitalidade do partido na cidade e o compromisso da militância mossoroense com a construção coletiva do PT. Para Ana, o resultado reafirma um caminho já trilhado, mas que se renova com esperança e responsabilidade.
“A gente agradece a toda a militância petista que compareceu, votou e ajudou a eleger um PT cada vez mais de luta. Seguiremos com o mesmo compromisso de sempre para construir um partido cada vez mais forte em Mossoró”, afirmou Ana após a apuração.