Leandro Mazzini
Com equipe SP, DF e RJ
BRASÍLIA, TERÇA-FEIRA, 27 DE MAIO DE 2025 - Nº 4.127
Importantes eventos pré-COP têm se destacado Brasil afora. O Instituto Clima e Sociedade (iCS) promoveu debate com jornalistas de grandes veículos de 16 capitais, no domingo e ontem, com programação focada em finanças climáticas, destacando o País como peça-chave na agenda global. “Existe uma nova geografia no financiamento climático. Instituições como o Banco Asiático de Infraestrutura ou o New Development Bank já operam fora da influência direta dos Estados Unidos”, afirmou Maria Netto, diretora-executiva do iCS. Com décadas de experiência em instituições financeiras multilaterais, Josué Tanaka, membro sênior honorário do Imperial College London e consultor do C40, lembrou a dificuldade de transformar metas climáticas em projetos tecnicamente viáveis. “Muito se fala em falta de financiamento, mas o que escutamos do setor privado é: ‘temos recursos, mas faltam projetos’. Ou melhor: faltam projetos bancáveis”. O site da Coluna publica hoje matérias sobre os dois dias de debates.
Veteranos políticos que passeiam pelo Poder desde os tempos em que “Dom Pedro soltava pipa” sempre repetem que é importante reconhecer os sinais das ruas para entender rumos da política. Nunca foi tão evidente, com a série de protestos sociais em São Paulo ontem. Ocorrem às vésperas de Guilherme Boulos assumir a Secretaria-Geral da Presidência, pela qual passa a interface do Governo com movimentos de rua.
O sistema ePol, de intranet da Polícia Federal e que dá acesso a todas as investigações em curso para suas equipes de agentes e delegados, sofreu novo apagão de horas ontem – desde o fim de semana instável. No meio do mês ficou quase uma semana em off, contam fontes. Quando isso ocorre, é praticamente um apagão e ninguém sabe como seguir os trabalhos – até operações nas ruas podem ser suspensas.
Com tanto problema para resolver na pauta, e os assombros das eternas CPIs, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado vai indicar representantes para participar da 20ª Edição do Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu. Há dias, deputados amanheceram consternados com o cancelamento da audiência que discutiria a implantação do Dia Nacional do Alho e a análise do Dia Nacional do Sebo.
A Embaixada de Israel celebra os 77 anos de criação do Estado judeu amanhã. Daqui duas semanas, uma comitiva de 40 deputados visitará o país no Oriente Médio em evento organizado pelo Grupo Parlamentar de Amizade. No Senado, o lobby israelense consegui descongelar o acordo de serviços aéreos de 2019 com o Governo do Brasil.
Embora muito criticado – em muitos casos pela morosidade – há o que se comemorar na Justiça Brasil adentro, e coisa boa deve ser divulgada. O Conselho Nacional de Justiça premiou o Judiciário amapaense pelo projeto social “Pop rua Jud”, coordenado pelo juiz Marcone Pimenta. O TJPA concorreu com 184 projetos dos 27 tribunais do Brasil, onde três apenas foram premiados.
____________________________________________________________________________________________
#Hospital Care alcançou lucro de R$ 25 milhões em dois anos.
#Vila Omint, sede do Grupo em SP, passa a operar no Mercado Livre de Energia.
#Pacto Global - Rede Brasil realiza hoje em Brasília o Diálogo Regional Centro-Oeste.
#3º Summit Internacional de Segurança Psicológica acontece dias 13 e 14 de outubro, em SP.
#Isabella D'Elia participa da coletiva 7ª Mostra Arte em Foco, na Galeria Via Parque, RJ.
#Ilustrador Monge Han ministra, hoje, curso sobre Processo de criação de quadrinhos no Youtube.